Os condutores socorristas do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) estão participando de treinamento em direção defensiva organizado pela Rede Mário Gatti de Urgência, Emergência e Hospitalar e realizado por instrutores da Academia da Guarda Municipal de Campinas. O curso tem aulas teóricas e práticas e visa reciclar e aprimorar os conhecimentos das equipes para conduzir com segurança, minimizar riscos de acidentes e adotar uma abordagem cautelosa ao volante.
Diariamente nas ruas, as equipes do Samu se deparam com duas questões: ir mais rápido no trânsito para reduzir o tempo ou abrir mão do tempo para evitar acidentes. “Cada escolha é uma renúncia. Abrir mão da segurança para ganhar tempo não compensa os riscos e o estresse”, diz o instrutor de direção policial da Academia, Isaquiel Matos.
Ele observa que o condutor de ambulância é diferenciado, que tem prioridade no trânsito, exerce pilotagem mais arrojada e, por isso mesmo, precisa de treinamento constante para aperfeiçoar e desenvolver habilidades para enfrentar o estresse da atividade.
São oito equipes em treinamento, com 11 profissionais em cada uma, participando da atividade na Academia da GM, no Parque Ecológico Monsenhor Emílio José Salim, e no bairro do Fogueteiro, com aulas teóricas e práticas.
No Parque Ecológico, os condutores percorrem um circuito sinalizado com cones para treino de direção com velocidade e habilidade de desvio de barreiras. No bairro do Fogueteiro, em sítio, treinam ré, frenagem e direção em terreno de baixa aderência (no caso, caminho de terra).