Rede municipal de saúde de Valinhos passa a contar com Telemedicina

João Lucas Dionisio
João Lucas Dionisio
Jornalista, pai, chefe de redação na Thathi Record e editor executivo do THMais.

A Prefeitura de Valinhos, por meio da Secretaria da Saúde, informou que a partir da próxima segunda-feira (5), a rede municipal de saúde passará a oferecer atendimento por Telemedicina para pacientes que se enquadrem em seis critérios de inclusão. O atendimento será realizado das 7h30 às 18h, de segunda a sexta-feira, para moradores da cidade e maiores de 14 anos. 

O fluxo de atendimento começa com o paciente entrando em contato pelo WhatsApp da Central de Telessaúde Valinhos no número 19 99621-4960. Primeiramente, o paciente entrará em uma fila de espera com atendimento virtual. Na sequência, vai contatar o mediador para fornecer seus dados pessoais, receberá um link para consulta online e aguardará pelo atendimento médico que será realizado via chamada de vídeo. As consultas serão gratuitas pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Segundo a Secretaria de Saúde, o objetivo do serviço, regulamentado em janeiro pelo Ministério da Saúde, é agilizar o atendimento multiprofissional com qualidade. A Telessaúde permite que pacientes se conectem com médicos de qualquer local, reduzindo barreiras físicas e oferecendo atendimento médico de qualidade e rapidez.

A Secretaria da Saúde ressalta que a implantação do atendimento por Telemedicina ainda está na fase inicial, por isso, passando por adaptações. Nesse momento, é necessária a colaboração de todos para a evolução do serviço.

CRITÉRIOS

Entre os critérios de inclusão para a Telemedicina estão seis quadros de saúde:
1. Quadro de Infecção da Via Aérea Superior: Sinusite, resfriado comum e odinofagia (dor para deglutição).
2. Quadro de Infecção Urinária: Infecção urinária simples sem sintomas graves.
3. Quadro de Diarreia Aguda: Diarreia aguda sem sinais de alarme.
4. Lesões de Pele Agudas: Lesões de pele recentes e não complicadas por sinais de alarme.
5. Dor Articular: Lombociatalgia (dor na lombar que irradia para os membros inferiores) ou cervicalgia (dor na coluna cervical que pode resultar de uma série de causas diferentes).
6. Crise de Enxaqueca ou Dor de Cabeça: Enxaqueca ou dor de cabeça simples sem sinais de complicação.

A Secretaria da Saúde ressalta que os casos serão avaliados pelo médico da Telemedicina e, caso haja necessidade, o paciente será redirecionado à Unidade de Pronto Atendimento (UPA).

DÚVIDAS

A Secretaria da Saúde esclarece algumas das dúvidas que podem surgir entre os usuários.

1. Passei em vídeo consulta e o médico me pediu exames, como será esse retorno?
Cada caso será analisado individualmente e, se necessário, o paciente será encaminhado para uma nova consulta, presencial na UPA ou por vídeochamada.
2. Tenho dúvidas se vou conseguir fazer minha consulta?
O paciente receberá toda a ajuda necessária para o início e condução das consultas médicas por vídeo.
3. Estou em consulta e a conexão caiu, o que eu faço?
Se isso ocorrer, o profissional de saúde entrará em contato via telefone para restabelecer uma nova conexão.
4. Se o médico prescrever algum medicamento, onde retiro minha receita?
O paciente irá retirar a receita na UBS de referência ou na farmácia 24h da UPA.

ÊXITO

De acordo com a Secretaria da Saúde, a implementação da Telemedicina na rede municipal de saúde é resultado da experiência positiva com o Projeto Piloto de Telemedicina, no Programa Melhor em Casa, e do sucesso durante o funcionamento do Centro de Atendimento e Diagnóstico de Dengue, que funcionou no anexo da Santa Casa de Valinhos.

O Programa Melhor em Casa atendeu, como monitoramento, 905 pacientes em quatro meses, entre janeiro e abril. Já o projeto piloto, que foi expandido para reavaliações de pacientes com dengue, somou mais de 822 atendimentos, todos com quadros estáveis e enquadrados nos grupos de dengue A e B, sem sinais de alerta.

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