O projeto araçatubense Óptica Sonora comemora uma década de atividades, unindo música, poesia, imagens e histórias. Com foco em composições autorais, o coletivo também integra outras linguagens artísticas para promover a arte na região.
Para celebrar seus 10 anos, o Óptica Sonora apresenta um show especial no dia 17 de agosto, às 20h30, no Teatro Municipal Castro Alves, em Araçatuba (SP). A apresentação é gratuita e não requer retirada antecipada de ingressos. O evento contará com um passeio musical, fotografias e vídeos projetados no palco, retratando as mensagens das canções e momentos históricos do grupo.
As celebrações começaram no dia 24 de julho com um show no CEIA (Centro Espírita Irmã Angélica). Essas apresentações são apoiadas pela Prefeitura de Araçatuba, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Conselho Municipal de Políticas Culturais e Fundo Municipal de Apoio à Cultura.
O repertório inclui canções autorais como “Versos”, “Voz do Coração” e a inédita “Sol de Setembro”, além de releituras de músicas que provocam reflexões sobre a importância da arte, os contextos sociais e as relações humanas, como “Sob o Mesmo Céu”, de Lenine.
O projeto é composto por Fernanda Russo (fotografia e vídeo), Márcio Kadá (violão, voz e composições), Éverton Rogério (teclados), Charles Anthony (percussão e efeitos) e Katuapó (performance e narrativas). A direção do show é de Márcio Kadá e Fernanda Russo.
O Óptica Sonora surgiu em 2010, quando Márcio Kadá começou a selecionar um repertório de canções autorais e influências na MPB. Fernanda Russo, artista visual, registrou imagens relacionadas às canções, formando o embrião do projeto que participou de editais do SESI SP e outras instituições de 2012 a 2016.
Em 2018, o projeto evoluiu com uma nova formação, lançando o espetáculo e o CD “FotoLíteroMusical”. O show percorreu várias cidades do interior de SP, apoiado pelo Fundo Municipal de Apoio à Cultura de Araçatuba, Sesc Birigui, Território SESI-SP de Arte e Cultura e ProAC ICMS. Em 2020, o Óptica Sonora realizou apresentações online e recebeu o Troféu Odete Costa. Em 2021, organizou o “Canto dos Araçás – Festival MPB de Araçatuba” e participou do “Projeto Arte à Vida” da PROEX Unesp.