Meio Ambiente da PMNO alerta para obrigatoriedade de retirada de ‘tocos’ e replantio de árvores por proprietários de imóveis

João Lucas Dionisio
João Lucas Dionisio
Jornalista, pai, chefe de redação na Thathi Record e editor executivo do THMais.

A Secretaria de Meio Ambiente da Prefeitura Municipal de Nova Odessa lembrou os proprietários de imóveis da cidade sobre a obrigatoriedade da retirada dos “tocos” de árvores suprimidas em suas propriedades, principalmente nos passeios públicos – as calçadas –, bem como para o replantio de novas árvores “urbanas”.

Em conformidade com a legislação municipal vigente, os moradores são responsáveis por remover os tocos de árvores que foram cortadas e realizar o plantio de novas mudas em determinado prazo após a remoção autorizada das árvores antigas, geralmente condenadas.

“Temos esse desafio importante, e contamos com o apoio de toda a população para promover a ‘destoca’ em frente às suas casas e incentivar o replantio de árvores de espécies adequadas para calçamento. Esta iniciativa visa reforçar o compromisso da cidade com o Meio Ambiente e honrar nosso título oficial de ‘Paraíso do Verde’, melhorando o ambiente urbano e a qualidade de vida de todos os cidadãos”, destacou a diretora de Meio Ambiente, Daniela Fávaro.

Segundo a bióloga, esta iniciativa de conscientização para a promoção da destoca e do replantio de árvores urbanas tem como objetivo “fazer um alerta para todos os moradores se unirem e juntos manterem o slogan da cidade”. “Precisamos manter nosso título de ‘Paraíso do Verde’ e, para isso, temos que unir forças e cada um fazer a sua parte. Retire um toco de frente de sua residência e plante uma árvore”, completou.

A obrigação de os proprietários dos imóveis promoverem a “destoca” consta no artigo 5º da Lei Municipal nº 2.896 de 2015. A regra estabelece que “a destoca, ou seja, a remoção de tocos e a recuperação do passeio público são de responsabilidade do proprietário do imóvel e devem ser executadas no prazo de 60 dias após a supressão arbórea, sob pena de multa”.

A ação de destoca e replantio não é apenas um dever legal, mas uma oportunidade para cada morador contribuir ativamente para um futuro mais verde e saudável. A gestora lembrou que a substituição das árvores removidas é uma obrigatoriedade do morador, conforme estabelecido por lei.

A participação de toda a população é essencial para dar continuidade no trabalho de transformação de Nova Odessa em um exemplo de sustentabilidade e beleza natural. A administração municipal convida todos a se unirem neste esforço, ajudando a florir nossa cidade e assegurar um ambiente mais agradável para todos.

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTICIAS RELACIONADAS