WASHINGTON, EUA (FOLHAPRESS) – A vice-presidente Kamala Harris obteve o número mínimo de delegados necessário para ser confirmada como a candidata democrata à Casa Branca, afirmou o presidente do partido, Jaime Harrison, em uma live no Instagram no início da tarde desta sexta-feira (2).
A votação, que ocorre de maneira virtual, começou na quinta (1º) e vai até segunda (5). Harrison fez um apelo para que os delegados do partido que ainda não se manifestaram enviem seus votos dentro do prazo para “se juntar a essa festa”.
O método inusual de votação, que ocorre antes da convenção do partido, prevista para daqui pouco mais de duas semanas, já estava previsto antes mesmo da desistência de Joe Biden. A antecipação foi necessária para cumprir os prazos estabelecidos por Ohio para constar na cédula do estado na eleição.
Única candidata ao posto aberto por Biden e endossada por ele, Kamala já havia anunciado na semana passada ter alcançado o apoio necessário para obter a nomeação do partido.
“Eu me sinto honrada em ser a candidata presumida do Partido Democrata para a Presidência dos Estados Unidos. O trabalho incansável dos nossos delegados, líderes estaduais e equipe tem sido fundamental para tornar este momento possível”, disse a vice após a notícia desta sexta.
“O marco de hoje vem na esteira de uma arrecadação inédita de US$ 310 milhões em julho o melhor mês de arrecadação de fundos de campanha na história presidencial, com dois terços vindo de doadores que nunca haviam doado antes”, disse sua campanha.
Com a oficialização, que ocorrerá na convenção em Chicago, a vice se tornará a primeira mulher negra e de origem asiática a concorrer à Presidência por um dos principais partidos dos EUA.
O evento deverá ser uma celebração da nova candidata do partido, alçada ao topo da chapa após a pressão sofrida por Biden por seu desastroso desempenho no debate contra Donald Trump, em junho.
Para completar o time democrata, ainda falta a candidata anunciar sua escolha para vice, o que deve ocorrer até a próxima terça-feira, quando Kamala e seu companheiro de chapa começarão na Pensilvânia uma turnê de comícios nos sete estados-chave na corrida deste ano.
Os principais cotados são os governadores Josh Shapiro (Pensilvânia), Andy Beshear (Kentucky) e Tim Walz (Minnesota), o senador Mark Kelly (Arizona) e o secretário de Transportes, Pete Buttigieg.
FERNANDA PERRIN / Folhapress