Polícia identifica duas das vítimas de acidente aéreo ocorrido em Birigui

O eletricista Wellington Vieira de Carvalho e um outro homem identificado como Josué dos Santos podem ser duas das três vítimas do acidente aéreo ocorrido no início da tarde de sábado (3), quando um bimotor caiu em uma propriedade rural de Birigui (SP), momentos após decolar do aeroclube da cidade.

Identificação da Vítima

Familiares de Carvalho procuraram a Polícia Civil na manhã deste domingo (4) e em seguida foram ao IML (Instituto Médico Legal), acompanhados de um advogado, para passar informações que podem auxiliar na identificação formal. A esposa de Carvalho relatou que ele mora em Campinas, é pai de trigêmeos, e sempre teve o sonho de voar de avião. Ele teria sido convidado pelo piloto para buscar o bimotor Beech Aircraft, prefixo PS-RCM, fabricado em 1961, que estava em uma oficina em Birigui.

Relato da Esposa

De acordo com a esposa, Carvalho embarcou para a viagem na madrugada de sábado. Uma filha do casal tentou contato com ele durante o dia, sem sucesso. Mais tarde, um conhecido da família informou sobre uma reportagem na TV noticiando o acidente aéreo.

Detalhes do Acidente

A aeronave decolou do aeroclube de Birigui com destino a Socorro, na região de Campinas, pouco antes das 13h30. A queda ocorreu em uma fazenda com acesso pela rodovia Senador Teotônio Vilela, conhecida como Guatambu. Uma câmera de monitoramento flagrou o avião rodopiando e, em seguida, caindo de bico, seguido de uma explosão.

Ação no Local

O fogo se espalhou rapidamente pela vegetação seca. Um funcionário da fazenda utilizou um trator com tanque de água para tentar conter as chamas até a chegada do Corpo de Bombeiros. Ele relatou à polícia que viu a aeronave voando baixo e o piloto tentando manobras antes da queda e explosão.

Testemunha no Aeroclube

Um homem que possui um hangar no aeroclube de Birigui relatou que viu os três homens que ocupavam a aeronave pouco depois das 10h30. Segundo ele, o avião estava liberado após uma troca de óleo e filtros. Uma das testemunhas, identificada como Josué dos Santos, deixou seu nome e CPF no comprovante de abastecimento e afirmou que não operaria a aeronave, pois é habilitado apenas para pilotar helicóptero.

Identificação do Piloto e Passageiros

A testemunha não recordava o nome do piloto, que seria aparentemente estrangeiro, com cerca de 60 anos, tatuagem no braço direito e possuía um hangar em Bragança Paulista. O terceiro ocupante do avião, possivelmente Carvalho, foi descrito como tendo cerca de 1,60 metro de altura, cabelos escuros, e vestindo calça e camiseta pretas.

Investigação

O Instituto de Criminalística realizou perícia no local do acidente na presença de dois delegados da Polícia Civil. O Cenipa (Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos) investigará a causa da queda. A Polícia Civil instaurará inquérito para apurar as causas e circunstâncias do acidente aéreo, ainda faltando a confirmação da identidade do piloto.

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS