Saúde inicia monitoramento vacinal contra sarampo e polio na cidade

João Lucas Dionisio
João Lucas Dionisio
Jornalista, pai, chefe de redação na Thathi Record e editor executivo do THMais.

A Secretaria Municipal de Saúde inicia nesta semana o Monitoramento das Estratégias de Vacinação (MEV) contra a poliomielite e o sarampo na cidade. A ação visa avaliar a situação vacinal e diminuir as lacunas de imunidade para as duas doenças em crianças com idade entre seis meses e menores de 5 anos de idade atendidas pelas Unidades de Saúde da Família (USF) e Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Piracicaba, seguindo as orientações do Ministério da Saúde para a erradicação da polio e sarampo em conformidade, também, com as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS).

De acordo com o Centro de Vigilância em Saúde de Piracicaba (Cevisa), por meio do Departamento de Imunização, a ação será desenvolvida em todas as regiões abrangidas pelas 74 unidades de saúde do município, incluindo a zona rural, por meio de visita casa a casa para verificar a situação vacinal no cartão ou na caderneta de vacinação das crianças público-alvo, possibilitando identificar áreas onde há concentração de não vacinados. “O resultado desta ação vai nos auxiliar na avaliação do risco de exposição da população às doenças imunopreveníveis como a polio e o sarampo, uma vez que permitem mapear áreas com bolsões de pessoas suscetíveis pela não vacinação, possibilitando a implementação de ações corretivas para elevar as coberturas vacinais nessas áreas”, apontou Cibele Melo dos Reis, responsável pelo Departamento de Imunização.

Conforme explica a especialista, as atividades já passaram pelas famílias da zona rural no último fim de semana e, a partir desta segunda-feira, 05/08, as equipes de USF e os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) vão percorrer em horário estendido as casas em cada uma das regiões das 54 USFs da cidade. “Essas equipes estarão das 16h30 às 20h30, de segunda a sexta-feira, passando nas casas dos usuários e fazendo a verificação da vacinação e, se necessário, já será feita a aplicação da dose dos imunizantes contra Poliomielite e Sarampo que estiverem em atraso. Nas regiões das nossas 20 UBSs, teremos oito equipes realizando a atividade no próximo sábado, 10/08, das 9h às 16h. Por isso, é importante que a população receba nossas equipes e permitam que eles verifiquem a caderneta de vacinação das crianças”, ponderou.

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTICIAS RELACIONADAS