RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio

Avenida Jaime Pereira tem as quatro pistas liberadas para tráfego

João Lucas Dionisio
João Lucas Dionisio
Jornalista, pai, chefe de redação na Thathi Record e editor executivo do THMais.

A avenida Jaime Pereira, conhecida como Estrada do Bongue, foi liberada totalmente para o tráfego de veículos perto das 12h de hoje, 07//08. A via estava fechada por segurança, após desagregamento de pedras que ocorreu na sexta-feira, 26/07, da pedreira do Bongue. Ontem, a pedreira passou por nova vistoria.

Segundo o geólogo Jehovah Nogueira Junior, da empresa Geocor, que percorreu a formação para nova avaliação, a abertura da vala de contenção, já realizada pela Prefeitura em uma parte da pedreira e em andamento em outra, é a medida mais adequada para segurar os grandes blocos que podem se soltar da pedreira. “De imediato, a abertura da vala é a medida mais adequada, que já mostrou que funciona, segurando blocos grandes”, avaliou.

A vistoria foi acompanhada por técnicos da Semozel, pelo secretário da Pasta, Márcio Marino, e pelo prefeito Luciano Almeida.

Ainda segundo Nogueira Junior, a pedreira é uma formação rochosa que libera blocos: à medida que libera um, alivia outros, que também se soltam. “A finalidade da vala é que quando o bloco role, ele seja retido pela vala e não atinja a pista. Isso funciona bem para blocos maiores, mas existe o risco de blocos menores rechaçarem em rampas naturais e se projetarem para a pista. Por isso, a abertura da vala é a medida mais adequada”, reforça.

HISTÓRICO – A Prefeitura, por meio de força-tarefa que reúne várias secretarias, tem trabalhado em medidas para conter as pedras que desagregam da pedreira do Bongue.
Entre essas medidas estão limpeza, desobstrução e construção de vala de contenção na base da pedreira, ampliação e reforço das barreiras para conter as pedras, corte de árvores no topo da pedreira, tombamento de rochas já condenadas, melhorias no sistema de drenagem no alto da pedreira e limpeza de área próxima à avenida, para retirar os fragmentos de rocha que já se desagregaram da pedreira.

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS