Birigui sedia capacitação sobre diabetes e obesidade com o projeto ‘Educar para Salvar’

Imagem Ilustrativa | Freepik

A Coalizão Vozes do Advocacy em Diabetes e Obesidade, em parceria com a ADJ Birigui, está promovendo o Projeto Educar para Salvar, com o objetivo de aprimorar o conhecimento dos profissionais de saúde sobre diabetes e obesidade. O evento ocorrerá no dia 21 de agosto, às 8h, no Auditório da Unimed, localizado na Rua Saudades, 32 – Centro, em Birigui (SP).

Dados recentes da Pesquisa Vigitel indicam que 12% da população da cidade de São Paulo sofre de diabetes. Em 2023, a Secretaria de Saúde registrou 17.857 atendimentos a pessoas com a doença, um aumento significativo em relação aos anos anteriores. Em 2021, foram 43.106 atendimentos, marcando um crescimento de 20,9% em comparação com 2020. Em 2022, os atendimentos subiram para 50.191, o que representa um aumento de 16,4% em relação ao ano anterior.

O impacto financeiro da diabetes no Brasil é alarmante, com gastos chegando a 42,9 bilhões de dólares em 2021. Em Birigui, atualmente há mais de 1.000 pessoas diagnosticadas com a doença, e 1.385 cidadãos retiram insulina no município, refletindo a alta demanda por tratamento e suporte.

Um estudo recente da Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular revelou um aumento significativo nas amputações relacionadas ao diabetes em São Paulo. Entre 2012 e 2022, o número de amputações cresceu de 4.025 para 6.990, evidenciando a necessidade urgente de controle adequado da doença.

Claudia Terensi, Gerente da ADJ Birigui, destacou a importância da capacitação contínua dos profissionais de saúde. “Precisamos trabalhar continuamente com a atualização do conhecimento dos profissionais para que possam transmitir informações corretas e oferecer o suporte necessário. Assim, a população com diabetes apresentará menos internações, hospitalizações e complicações, além de conquistar uma melhor qualidade de vida”, afirmou Terensi.

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS