‘Não sabia para onde correr, ele estava em cima de mim’, diz agricultor de Vinhedo que viu avião cair

VINHEDO, SP (FOLHAPRESS) – “Eu entrei em pânico, não sabia para onde correr, o que fazer. Ele estava em cima de mim. Na minha cabeça, ele ia cair aqui. Era um avião muito grande. Não tinha para onde correr, eu pensei que ia morrer”, disse Odair Simões, 48, que viu o momento em que um avião caiu em Vinhedo nesta sexta-feira (9), com 61 pessoas a bordo.

A aeronave da Voepass, antiga Passaredo, é do modelo ATR 72-500 e viajava de Cascavel (PR) para Guarulhos (Grande São Paulo).

Em nota, a Voepass Linhas Aéreas disse que todos os 57 passageiros e 4 tripulantes a bordo morreram.

O avião caiu em uma área do condomínio Recanto Florido, ao lado de onde Simões estava, no bairro Capela.

Outros moradores que residem no bairro Capela relataram à reportagem cenas de terror durante a queda do avião e disseram que a aeronave emitiu um “barulho terrível durante a queda”.

Um adolescente contou que ajudou a resgatar dois idosos que vivem bem próximo de onde a aeronave caiu. O jovem disse à reportagem que a cena foi terrível -três corpos foram ejetados do avião e caíram no quintal da casa dos idosos, já sem vida.

O casal foi resgatado sem ferimentos e levado para outra casa na vizinhança.

“Os idosos estavam desesperados. Disseram que estavam lavando o banheiro e acharam que tinha acontecido algum acidente na rua”, disse a esteticista Lourdes Astolfo, 60.

Ela também disse ter pensado que fosse morrer. “[O barulho] deu a entender que era um caminhão sem escapamento. Quando olhamos, o avião já estava caindo. Os cachorros ficaram desesperados com o estrondo. A casa estremeceu. Eu só pensei: nós vamos morrer.”

Outra que contou ter entrada em desespero ao ver a cena foi a auxiliar de limpeza Rosana de Oliveira, 43.

“Muito barulho em cima da minha casa, pensei que fosse pousar um helicóptero em cima da minha laje. Quando olhei para o céu, vi o avião caindo igual um papel. Foi uma sensação desesperadora, comecei a gritar e pedir socorro. Ligamos para o Corpo de Bombeiros antes mesmo de [a aeronave] cair”, afirmou.

O DJ Breno Loschi, 26, mora a duas ruas do acidente, dentro do condomínio Recanto Florido, e diz ter filmado parte da queda.

“Ele [avião] estava rodopiando devagar em cima de casa. Mas a cada momento ia um pouco mais para o lado. Foi sinistro”, disse.

O incêndio causado pela queda da aeronave foi controlado, e equipes de segurança trabalhavam para resfriar o lugar para o trabalho da perícia.

O Cenipa (Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos), da Força Aérea Brasileira, disse que está encaminhando agentes ao local.

“Investigadores do CENIPA e do Quarto Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SERIPA IV), órgão regional do Centro, localizados em São Paulo, já estão a caminho para realizar a Ação Inicial da ocorrência.”

LUIS EDUARDO DE SOUSA E GUSTAVO LUIZ / Folhapress

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS