RIO DE JANEIRO, RJ (UOL/FOLHAPRESS) – Após um empate em 1 a 1 no tempo normal, o Manchester City sagrou-se campeão da Supercopa da Inglaterra ao vencer o Manchester United por 7 a 6 nos pênaltis. O goleiro brasileiro Ederson brilhou pegando uma cobrança de Sancho e convertendo a sua.
O zagueiro Evans isolou seu pênalti, o sétimo do United, o que foi determinante para finalizar a disputa, já que Akanji converteu o seu em seguida. Bernardo Silva foi quem perdeu a única cobrança do City.
O atacante Garnacho entrou aos 13 minutos do segundo tempo para novamente ser carrasco do City. O argentino já havia feito um dos gols do United no título da Copa da Inglaterra sobre o rival por 2 a 1, em maio.
O brasileiro Savinho também entrou no segundo tempo e participou do gol de empate do City, iniciando a jogada que culminou na conclusão de cabeça de Bernardo Silva. Na disputa de pênaltis, ele bateu bem e converteu o seu.
Estreia na Premier League – Os rivais estreiam na Premier League no próximo fim de semana. O City visita o Chelsea no domingo (18) e o United recebe o Fulham na sexta (16).
O jogo
O primeiro tempo teve o Manchester City com mais volume de jogo e demonstrando mais qualidade técnica. O time do técnico Pep Guardiola chegou mais vezes ao gol do rival, mas nem por isso o Manchester United somente se defendeu. Os Red Devils apostaram nos contra-ataque e também tiveram oportunidades para abrir o placar, mas pecaram na decisão final e nas finalizações.
Na etapa final o jogo ganhou emoção. As duas equipes buscaram o ataque e foi a vez do United levar mais perigo. Bruno Fernandes chegou a fazer um golaço, mas em impedimento. Em seguida, Rashford perdeu um gol incrível chutando na trave. De tanto martelar, os Red Devils abriram o placar aos 34, mas não souberam segurar o resultado e acabaram levando o gol de empate aos 43, com Bernardo Silva, após o City crescer de rendimento com a entrada do brasileiro Savinho.
O jogo, então, se encaminhou para os pênaltis, onde o goleiro brasileiro Ederson brilhou, pegando uma cobrança e convertendo a sua, contribuindo para a vitória do City por 7 a 6.
Gols e lances
Na trave! – O City quase abriu o placar aos 23 minutos do primeiro tempo, quando McAtee recebeu pela direita, dentro da área, e finalizou com uma chapada. A bola bateu caprichosamente na trave direita.
Aí não! – O United respondeu sete minutos depois e desperdiçou uma grande oportunidade, quando Diallo tabelou com Bruno Fernandes, recebeu e ficou cara a cara com Ederson. Jovem tentou passe para Mounty, mas errou, para frustração dos torcedores.
Golaço em impedimento – Logo aos oito do segundo tempo, Bruno Fernandes recebeu pela esquerda, dominou na entrada da grande área, ajeitou para o meio e chutou colocado, no ângulo, um golaço! A arbitragem, porém, assinalou corretamente um impedimento no início da jogada. Uma pena!
Na trave! – No segundo tempo foi a vez do United carimbar a trave. Bruno Fernandes tocou para Garnacho, que rolou de forma açucarada para Rashford. O atacante, cara a cara com Ederson, finalizou de primeira, mas a bola pegou na canela e bateu na trave direita. Grande oportunidade perdida pelos Red Devils.
Gol do United! – O Manchester United abriu o placar aos 34 minutos do segundo tempo, quando Garnacho recebeu na direita, partiu para cima dos marcadores e chutou de fora da área, no canto de Ederson.
City empata! – Quando o United já se encaminhava para o título, Savinho recebeu uma bola na direita, tocou para Oscar Bobb que cruzou, encontrando Bernardo Silva que, de cabeça, empatou a partida aos 43.
FICHA TÉCNICA
MANCHESTER CITY (7) 1 X 1 (6) MANCHESTER UNITED
Local: Wembley, na Inglaterra
Competição: Supercopa da Inglaterra
Data e hora: 10 de agosto de 2024, às 11h (horário de Brasília)
Árbitro: Jarred Gillett
VAR: Peter Bankes
Cartões amarelos: Matheus Nunes, Bernardo Silva (CIT)
Cartões vermelhos: Nenhum
Gols: Garnacho, aos 34 minutos do segundo tempo (UNT); Bernardo Silva, aos 43 minutos do segundo tempo (CIT)
Manchester City: Ederson; Rico Lewis, Rúben Dias, Akanji e Gvardiol (Aké); Kovacic, McAtee e O’Reilly (Matheus Nunes); Oscar Bobb (De Bruyne), Doku (Savinho) e Haaland. Técnico: Pep Guardiola.
Manchester United: Onana; Dalot, Maguire (Collyer), Evans e Lisandro Martínez; Casemiro, Mainoo (Garnacho), Bruno Fernandes e Mount (McTominay); Rashford (Sancho) e Diallo (Pellistri). Técnico: Erik ten Hag.
BRUNO BRAZ / Folhapress