Força Aérea Brasileira divulga imagens das caixas-pretas do avião da Voepass; Entenda como é feita a análise

Jéssica Fagnano
Jéssica Fagnano
Jornalista, 32 anos.
Foto: FAB (Força Aérea brasileira )

A Força Aérea Brasileira divulgou imagens das 2 caixas-pretas recuperadas do avião da Voepass, que caiu em Vinhedo, na última sexta-feira, 9. Os equipamentos chegaram no Laboratório de Leitura e Análise de Dados de Gravadores de Voo do Cenipa (Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aéreos), localizado em Brasília, na manhã deste sábado, 10.

Foto: FAB (Força Aérea Brasileira)

Os trabalhos de preparação, extração e degravação de dados foram iniciados pelos investigadores e prosseguem de maneira ininterrupta. Após a conclusão, o trabalho avança para a fase de análise de dados.

Foto: FAB (Força Aérea Brasileira)

Nesta etapa, são examinadas as atividades relacionadas ao voo, o ambiente operacional e os fatores humanos, bem como um estudo de componentes, equipamentos, sistemas, infraestrutura, entre outros.

Foto: FAB (Força Aérea Brasileira)

De acordo com o Cenipa, os gravadores são do tipo CVR (Cockpit Voice Recorder) e FDR (Flight Data Recorder). O CVR registra as comunicações de rádio e os sons da cabine, como as vozes dos pilotos, ou seja, as conversas entre piloto e co-piloto, com os comissários de bordo e com o controle de tráfego aéreo, e também o ruído do motor.

Foto: FAB (Força Aérea Brasileira)

Já o FDR monitora parâmetros da aeronave, como altitude, velocidade, posição das manetes, botões acionados e direção. Os dados são fundamentais para descobrir o que pode ter causado a queda da aeronave. A previsão do órgão é de que o relatório preliminar do acidente aéreo seja divulgado em 30 dias.

Foto: FAB (Força Aérea Brasileira)

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS