Queda de avião em Vinhedo é o maior acidente aéreo desde 2007 no Brasil

Jéssica Fagnano
Jéssica Fagnano
Jornalista, 32 anos.
Foto: Record

O acidente com o avião da Voepass, que deixou 62 pessoas mortas na última sexta-feira, 9, ao cair no quintal de uma casa em um condomínio fechado de Vinhedo, é o maior do Brasil em número de mortos desde 2007. No voo 2283 estavam 58 passageiros e 4 tripulantes.

Há 17 anos, 199 pessoas morreram em um acidente com um voo da TAM, depois que o avião se chocou com um prédio, ao tentar pousar no aeroporto de Congonhas. A tragédia aconteceu no dia 17 de julho daquele ano. O Airbus A320 havia saído do Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre. A pista estava molhada e, por causa de uma reforma, ainda estava sem grooving, que são as ranhuras que facilitam a frenagem do avião.

Por conta disso, o piloto não conseguiu fazer a manobra e o Airbus acabou atravessando a pista e batendo em um prédio de cargas da própria companhia, que hoje é a Latam. Com o impacto, o avião explodiu. Das 199 vítimas, 12 estavam em solo.

Segunda maior tragédia da região de Campinas

O acidente em Vinhedo é a segunda tragédia aérea dessa dimensão, que acontece na região de Campinas. Em 1961 um avião da Aerolíneas Argentinas 322, caiu minutos depois de decolar do Aeroporto de Viracopos, deixando 52 pessoas mortas. O acidente aconteceu no dia 23 de novembro daquele ano.

Foto: Divulgação Redes Sociais

O voo AR322 vinha de Buenos Aires e fez uma breve escala em Campinas, de onde seguiria para o destino final que era Estados Unidos. Ao cair logo depois da decolagem, o avião foi se arrastando por uma área de eucaliptos até se chocar contra um barranco e explodir. Todas as vítimas estavam a bordo, ninguém sobreviveu.

Com informações: Agência Brasil

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTICIAS RELACIONADAS