Um homem morreu após ser baleado por policiais militares no final da tarde desta segunda-feira (12) no bairro Engenheiro Taveira, em Araçatuba (SP), após tentar fugir durante uma tentativa de abordagem. Ele estava acompanhado de outros dois rapazes, que foram detidos pela polícia.
Segundo informações apuradas, o homem era um dos investigados na Operação Senes, conduzida pela Polícia Civil, que investiga uma suposta organização criminosa especializada em furtos e roubos de residências, com foco em vítimas idosas. Entre os envolvidos, há um instalador de câmeras de monitoramento que teria utilizado as imagens dos imóveis para fornecer informações privilegiadas aos criminosos.
Ação Policial
De acordo com testemunhas, o homem baleado estava pescando na companhia dos outros dois suspeitos em um veículo VW Gol. No retorno, foram abordados por uma equipe da Polícia Militar. Durante a abordagem, houve uma tentativa de fuga. O motorista do veículo perdeu o controle e colidiu com a guia da sarjeta na Rua São Paulo.
Os dois homens que estavam no carro correram para um bar próximo, onde foram detidos pelos policiais. O terceiro indivíduo, que foi baleado, fugiu para uma residência próxima, onde subiu no telhado. Segundo os policiais, ele estava armado e, após ser advertido para se entregar, teria apontado a arma em direção à equipe e efetuado disparos. Os policiais reagiram, atingindo-o fatalmente.
Investigação
A área foi isolada pela Polícia Militar e preservada até a chegada da equipe do Instituto de Criminalística, que realizou a perícia no local. A Delegacia de Homicídios da Divisão Especializada de Investigações Criminais (DH/Deic) também compareceu para acompanhar a investigação. O corpo foi recolhido e encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) para exame necroscópico.
A arma supostamente utilizada pelo homem foi apreendida e apresentada no plantão policial, onde a ocorrência foi formalizada para as providências legais.