A Defesa Civil estadual emitiu alerta vermelho de risco de incêndio na região de São José dos Campos. O Mapa de Risco de Incêndio é uma das ferramentas tecnológicas que auxiliam no monitoramento de queimadas em vegetação durante o período de estiagem.
No mapa, a cor avermelhada chama a atenção para faixa Leste, que aponta risco alto de incêndio na região. Com o alerta de onda de calor emitido pelo Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) nesta sexta-feira (16), as temperaturas sobem gradativamente e não há indicações de chuvas para os próximos dias.
Este cenário ocorre devido ao enfraquecimento da massa de ar frio nas regiões Sul e Sudeste do Brasil, fazendo com que as temperaturas aumentem, resultando em uma sensação térmica mais quente.
A Defesa Civil recomenda cuidados com a saúde, como hidratação constante, beber bastante água e se proteger do sol. A prática de atividade física ao ar livre deve ser evitada nos horários mais críticos do dia e é recomendado o uso de soro nos olhos e nariz.
Orientação de prevenção às queimadas
De acordo com estudos promovidos pelo governo paulista, em 2023 mais de 90% dos 158 focos de incêndio em áreas protegidas tiveram como causa ações humanas que poderiam ter sido evitadas, de acordo com o Painel Geoestatístico dos Incêndios Florestais em Unidades de Conservação e Áreas Protegidas, da Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil).
Diante disso, medidas de prevenção devem ser adotados também pela população, como: não colocar fogo em áreas de vegetação seca, não jogar bitucas de cigarro em beiras de rodovias, não realizar a limpeza da área rural utilizando técnicas com fogo, não queimar lixo e não soltar balão.