Trânsito: Rodovia Heitor Penteado tem radar em novo ponto

Marcela Gomes
Marcela Gomes
Chefe de redação na Thathi Record Campinas. Especialização em Mídia e Tecnologia e pós graduação em Semiótica.
Trânsito: Rodovia Heitor Penteado tem radar em novo ponto
Foto: Emdec

A rodovia Heitor Penteado tem novo radar a partir de hoje, 19. O equipamento está instalado a cerca de 80 metros da subestação ‘Notre Dame’ da CPFL, no distrito de Sousas. O trecho tem velocidade máxima de 70 km/h e possui uma curva, que segundo a Emdec, é um ponto crítico.

O radar foi remanejado de outro local e estava na mesma via, no sentido bairro – centro. O equipamento funcionava na altura do número 2.051. O local já conta com conjuntos semafóricos, que vêm cumprindo o papel de ampliar a segurança viária.

“Identificamos a necessidade de reforçar a segurança neste ponto. Os radares podem salvar vidas. São ferramentas essenciais para garantir que todos tenham condições de se deslocar com segurança e estimulam o cumprimento das Leis de Trânsito”, justifica o presidente da Emdec, Vinicius Riverete.

Por se tratar de um remanejamento, não houve, portanto, ampliação do total de radares ativos. Fica mantido o número de 144 pontos de fiscalização eletrônica em Campinas.

Faixas informativas alertam a população sobre a presença do radar. Por esta região da Heitor Penteado circulam, em média, 18,7 mil veículos por dia. O fluxo médio veicular é medido pelos equipamentos de fiscalização eletrônica instalados na região.

Rodovia somou oito sinistros entre 2023 e 2024

Entre janeiro e julho de 2024, a rodovia Heitor Penteado registrou seis sinistros, sendo dois com vítimas feridas e quatro sem vítimas. Já em 2023, foram dois sinistros sem vítimas. Os dados são da Central de Monitoramento de Operações da Emdec, que coleta cerca de 30% do total de sinistros registrados no município, atendidos pelos agentes da mobilidade urbana.

O excesso de velocidade foi responsável por 34% (51) dos 149 sinistros fatais registrados em 2023. Entre janeiro e junho de 2024, cerca de 40% (8) dos 20 óbitos analisados até o momento tinham a velocidade como fator de risco.

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