Democratas mobilizam mais de 200 influenciadores para viralizar convenção

CHICAGO, EUA (FOLHAPRESS) – Mais de 200 criadores de conteúdo foram credenciados para cobrir a convenção do Partido Democrata nos Estados Unidos, que começa nesta segunda-feira (19) em Chicago. Os influenciadores terão acesso semelhante ao de jornalistas e uma plataforma exclusiva na pista do evento.

É a primeira vez que o partido abre espaço para esses profissionais. Republicanos fizeram movimento semelhante em sua convenção no mês passado, mas em menor número –foram cerca de 70 credenciados.

“O cenário da mídia e de informação se transformou completamente desde a última convenção presencial em 2016. Com os americanos agora consumindo conteúdo e informações de maneiras totalmente novas, nosso objetivo é alcançar as pessoas onde elas estão, o que inclui trabalhar com criadores de conteúdo cujo conteúdo alcança americanos em todo o país”, afirma a organização do encontro democrata.

Além dos influenciadores que estão presencialmente na convenção, o partido diz que mais centenas de criadores de conteúdo vão cobrir à distância.

Entre eles estão o youtuber Brian Tyler Cohen, os tiktokers Josh Helfgott e Leigh McGowan e a comediante Elizabeth Booker Houston, com milhares de seguidores no Instagram. Em outro esforço para viralizar Kamala Harris e Tim Walz, o partido anunciou que vai transmitir a convenção também no formato vertical –ideal para TikTok e Instagram.

Uma série de plataformas vai reproduzir o evento. Além do próprio site da convenção (DemConvention.com/watch), ele poderá ser visto no YouTube, X, TikTok, Instagram, Facebook, Twitch, Amazon Prime, AppleTV, RokuTV e FireTV.

Outra tentativa de gerar impacto nas redes sociais, mantendo o tom bem-humorado adotado pela campanha de Kamala, é o “tapete azul”, a cor do partido democrata. No horário nobre, o comediante Matt Friend, conhecido por suas imitações, vai transmitir no Snapchat entrevistas com políticos, porta-vozes, delegados e outras pessoas selecionadas pela legenda.

Nesta segunda, a campanha de Kamala também lançou um grupo no WhatsApp voltado especificamente para o eleitorado latino. “O canal será o primeiro de seu tipo em uma eleição presidencial e proporcionará uma nova maneira de alcançar e mobilizar eleitores em um ambiente de mídia cada vez mais dinâmico e fragmentado”, afirmou a campanha em nota.

“Operado pelo programa de organização Latinos con Harris-Walz, esses esforços terão como alvo específico os eleitores latinos, com conteúdo adaptado e culturalmente competente que reflete a comunidade latina que já existe na plataforma e será mais uma ferramenta usada para combater a desinformação e as fake news.”

FERNANDA PERRIN / Folhapress

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS