Internações por queimaduras aumentam 65% no primeiro semestre do ano em Catanduva

Foto: Divulgação / Fundação Padre Albino

O número de internações na Unidade para Tratamento de Queimados (UTQ) do Hospital Padre Albino (HPA) de Catanduva (SP) cresceu 65,48% no primeiro semestre de 2024 em comparação com todo o ano de 2023. Nos primeiros seis meses deste ano, foram registrados 129 atendimentos, enquanto no ano anterior ocorreram 197 internações. Os dados são do Relatório de Atividades da Fundação Padre Albino.

Em 2023, a UTQ atendeu 49 pacientes da microrregião de Catanduva e 148 de outras localidades. As principais causas de internações foram queimaduras por chama direta, representando a maior parte dos casos. No primeiro semestre de 2024, esses casos somaram 57 registros, um aumento de 64% em relação ao total do ano passado. Além das queimaduras por fogo, também foram atendidos casos envolvendo agentes químicos, eletricidade, fontes de calor, asfalto e líquidos.

O diretor médico da UTQ, Luis Fernando Colla, explicou que a unidade possui dois setores distintos: terapia intensiva para casos graves e enfermaria para pacientes com queimaduras menos severas. O tratamento inicia-se com a avaliação da queimadura, seguido por cuidados como banhos e primeiros curativos. Em casos mais graves, são realizadas intervenções como enxertos e utilização de curativos sintéticos.

Acidentes domésticos representam a maior parte das ocorrências, e o tratamento avançado oferecido pela UTQ, que inclui medicamentos de alto custo e suporte de uma equipe multiprofissional, tem sido crucial para a recuperação dos pacientes.

Juliana de Moura, cirurgiã-dentista de 26 anos e moradora de Birigui (SP), compartilhou sua experiência após sofrer queimaduras de 2º e 3º graus em 67% do corpo. Ela precisou de enxertos e desbridamento cirúrgico após um acidente com vazamento de gás em sua residência em setembro de 2023.

Juliana ficou internada por quatro meses e acredita que o atendimento especializado da UTQ foi vital para sua sobrevivência. “A fisioterapia era realizada três vezes por dia para que eu não ficasse com movimentos limitados”, relembra. Atualmente, ela continua com os retornos médicos, fisioterapia e acompanhamento psicológico em Catanduva.

A UTQ do Hospital Padre Albino é reconhecida nacionalmente pelo cuidado especializado em pacientes com queimaduras, recebendo pacientes por meio da Central de Regulação de Ofertas de Serviços de Saúde (CROSS) da Secretaria Estadual da Saúde.

Segundo dados do Ministério da Saúde, 77% dos casos de queimaduras ocorrem em ambientes domésticos, afetando principalmente crianças (92%) e idosos (84,4%). Estima-se que cerca de um milhão de pessoas no Brasil sejam vítimas de queimaduras a cada ano, resultando em aproximadamente 150 mil internações anuais.

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTICIAS RELACIONADAS