HC de Ribeirão comemora um ano da separação das siamesas Allana e Mariah; irmãs mandam recado à equipe. Assista na íntegra

Em vídeo, as gêmeas Allana e Mariah mandam um recado aos 50 profissionais envolvidos no procedimento médico de sucesso; assista na íntegra

Foto: Reprodução / arquivo pessoal

“Um ano se passou…quem diria! O dia em que lutaram bravamente para sobreviver. E mais de 50 pessoas também! E hoje estão sorrindo para o mundo, de frente para o futuro”, disse Prof. Dr Hélio Rubens Machado, neurocirurgião responsável.

Nesta terça-feira (20), o Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto comemorou um ano do procedimento médico de separação das irmãs siamesas.

Allana e Mariah estão com 3 anos e nove meses. Frequentam três vezes por semana a reabilitação, adoram brincar, falar, cantar e comer. Também adoram brincar com os cachorros e passear bastante com sua família.

Atualmente, as irmãs vivem com a família em Piquerobi, no interior de São Paulo.

Mais de 25 horas de cirurgia e 50 profissionais

A cirurgia de separação das siamesas unidas pela cabeça, Allana e Mariah, terminou às 8h do domingo, 20 de agosto de 2023. Realizada no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (HCFMRP-USP).

O procedimento teve duração de mais de 25 horas e contou com a participação de 50 profissionais, entre médicos, enfermeiros, instrumentadores e equipe de apoio.

As gêmeas se recuperaram na Unidade de Terapia Intensiva do HC Criança, sob o cuidado da equipe de saúde e dos pais Talita e Vinicius.

Foram realizadas quatro neurocirurgias meticulosas que culminaram na completa separação das cabeças de Allana e Mariah, além de um procedimento cirúrgico em que foram inseridas bolsas de silicone abaixo do couro cabeludo e coleta de células-tronco das irmãs.