RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio

Justiça determina que governo se posicione sobre Avibras em 72h

Justiça determina que governo se posicione sobre Avibras em 72h
(Foto: Sindmetal)

A Justiça determinou que o Governo Federal se pronuncie, em até 72 horas, sobre a Avibras, empresa brasileira do segmento de defesa com sede em Jacareí, no Vale do Paraíba.

Leia mais: Avibras dá licença remunerada para trabalhadores após dois anos de layoff

De acordo com o Sindicato dos Metalúrgicos, o juiz federal Renato Barth Pires, da 3ª Vara Federal de São José dos Campos, determinou a intimação do Governo Federal para que se pronuncie na ação civil pública movida pelo sindicato que cobra uma solução para a crise da empresa, que permanece em recuperação judicial há dois anos.

O sindicato pede uma decisão declaratória liminar para que a Avibras Indústria Aeroespacial seja objeto de proteção do Estado, para manutenção dos empregos, regularização dos salários e defesa da soberania do país.

A ação argumenta que se trata de uma empresa estratégica, essencial para a promoção do desenvolvimento científico e tecnológico brasileiro e fundamental para a segurança e defesa nacional contra atores externos.

A Advocacia-Geral da União, que representa o Governo Federal, já foi intimada por meio eletrônico, nesta quarta-feira (21).

Entenda o caso

Segundo o sindicato, o maior credor na recuperação judicial da Avibras é o próprio Estado brasileiro, a quem a empresa deve R$ 396 milhões, em razão de dívidas contraídas junto ao BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), Finep (Financiadora de Estudos e Projetos) e Banco do Brasil, além de débitos tributários.

O sindicato pede intervenção por parte do governo, que entraria com aporte financeiro, além de permitir a regularização dos salários, que estão atrasados há 16 meses, e a retomada do processo produtivo da empresa.

O Sindicato dos Metalúrgicos também aponta a necessidade de composição de um Conselho de Administração composto pelos próprios trabalhadores, eleito em assembleia.

A TV Thathi SBT entrou em contato com a Avibras, mas até o momento não teve resposta.

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS