SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Amom Mandel (Cidadania), de 23 anos, é o candidato à Prefeitura de Manaus com maior popularidade digital. O deputado federal tem mais de dez pontos de vantagem sobre o segundo colocado, Roberto Cidade (União Brasil).
Segundo o IPD (Índice de Popularidade Digital), analisado diariamente pela empresa de pesquisa e consultoria Quaest e que que varia de 0 a 100, Mandel marca 76,6 pontos no índice. Em sequência aparece Roberto Cidade, com 66,2 pontos, e o atual prefeito, David Almeida (Avante), com 59,9.
O IPD é calculado por meio de algoritmo que coleta e processa 175 variáveis das plataformas X (ex-Twitter), Facebook, Instagram, TikTok, YouTube, Wikipédia e Google. O período avaliado foi de 1º de julho a 10 de agosto.
Almeida governa Manaus desde 2021, quando venceu o ex-governador Amazonino Mendes (à época no Podemos) no segundo turno. Tentando a reeleição, o prefeito não conseguiu ampliar sua visibilidade nos debates online ao redor de sua candidatura.
Apareceram no levantamento também os candidatos Alberto Neto (PL), Marcelo Ramos (PT) e Wilker Barreto (Mobiliza).
Para a nota final do IPD, são consideradas cinco dimensões: fama (número de seguidores), engajamento (comentários e curtidas por postagem), mobilização (compartilhamentos), valência (proporção de reações positivas e negativas) e interesse (volume de buscas).
Mandel atinge nota máxima em três dimensões. O deputado tem crescido o número de seguidores nas redes e conta com aumento do volume de buscas pelo seu nome na internet.
Apesar disso, o candidato tem uma pontuação um pouco menor em mobilização, o que indica que o número de pessoas que compartilham seus conteúdos não é tão alto quanto o que interage com as postagens.
Ele patina no quesito de valência, ou seja, apesar de ser muito buscado nas redes, Mandel recebe um volume considerável de críticas e comentários negativos em suas postagens.
Roberto Cidade apresenta pontuações menores que Mandel em todas as dimensões analisadas, exceto mobilização. Mesmo assim, o candidato do União Brasil está aumentando o número de seguidores nas redes sociais e tem um bom índice de compartilhamentos das postagens.
Ele encontra dificuldades em relação às menções negativas. Roberto Cidade também recebe um número considerável de críticas e comentários desfavoráveis em suas publicações.
O prefeito vive situação contrária. Apesar de não contar com um número de seguidores tão alto, as menções a ele são mais positivas e o número de buscas é maior, o que indica que os conteúdos postados pelo candidato são bem recebidos por quem procura seu nome nas redes.
O ponto fraco de Almeida também está na mobilização. O candidato à reeleição tem dificuldades em fazer seus seguidores passarem o conteúdo postado à frente.
Alberto Neto, candidato do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) na disputa, tem pontuação moderada na maioria dos quesitos. Ele tem um crescimento considerável de seguidores nas redes e as menções em suas postagens são geralmente de conteúdo positivo. Apesar disso, o engajamento dele é o pior entre os avaliados.
BRUNO XAVIER / Folhapress