SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) – O Athletico-PR, com um jogador a menos, venceu o Belgrano por 2 a 0, nesta quinta-feira (22), fora de casa, pelo duelo de volta das oitavas da Copa Sul-Americana. Com isso, o Furacão avançou para a próxima fase do torneio.
Mastriani e Di Yorio fizeram os gols dos visitantes na segunda etapa após a expulsão de Esquivel no primeiro tempo.
O primeiro confronto também foi marcado por vitória da equipe brasileira sobre argentinos. O Belgrano abriu o placar na Ligga Arena, mas o Furacão virou para 2 a 1 e chegou com vantagem para o jogo de volta.
Agora, o Athletico vai disputar as quartas de final contra outro argentino, o Racing. O clube passou pelo Huachipato com incrível agregado de 8 a 1, vencendo na ida por 2 a 0 e na volta por 6 a 1.
O JOGO
O Athletico conseguiu segurar o 0 a 0 com um a menos na maior parte da primeira etapa. Pressionado pelo Belgrano, que manteve mais de 70% de posse de bola no primeiro tempo, o Furacão perdeu Esquivel por expulsão aos 21 minutos, mas soube se defender contra a equipe argentina, que não criou muitas oportunidades de abrir o placar.
No segundo tempo, o Belgrano sofreu dois gols e não teve chances de classificação. Durante os 45 minutos finais, o Athletico marcou a equipe argentina de forma efetiva e ainda abriu o placar com Mastriani, além de aumentar a vantagem com Di Yorio, para fechar o agregado em 4 a 1. Os donos da casa não tiveram chances de reverter o confronto.
GOLS E DESTAQUES
Ainda antes de boas chances criadas, Esquivel acabou expulso. O lateral-esquerdo, que foi um dos melhores personagens no duelo de ida, acertou o tornozelo de Quignón aos 21 minutos e tomou vermelho direto.
Mesmo com um a menos, gol de Mastriani para abrir o placar. Com uma assistência de chutão do zagueiro Thiago Heleno, o centroavante aproveitou a falha da defesa argentina e finalizou para fazer 1 a 0, aos 9 minutos da segunda etapa.
Árbitro marcou pênalti após mão de Cuello, mas lance foi fora da área. Após marcar convicto penalidade para o Belgrano, jogadores do Athletico reclamaram muito, e o juiz foi informado que a falta não aconteceu dentro da área de Leo Linck.
Jara acerta bom cabeceio, mas não consegue o empate. Delgado cruzou para ótima finalização do atacante do Belgrano, e a bola passou raspando no travessão do Athletico. Tentativa foi a primeira de maior perigo da equipe argentina no duelo.
No finalzinho, mais um do Athletico para concluir o placar! Lucas Di Yorio recebeu de Christian sozinho no meio da grande área e fez o 2 a 0 já aos 44 minutos da etapa final, garantindo a classificação para as quartas do torneio.
Ficha técnica
Belgrano 0x2 Athletico
BELGRANO
Chicco; Moreno, Troilo e Delgado (Heredia); Barinaga, González Metilli, Quignon, Rolón (Reyna) e Velazquez (Suárez); Chavarría (Fernandez) e Franco Jara. Técnico: Juan Cruz Real
ATHLETICO-PR
Leo Linck; Kaique Rocha, Thiago Heleno e Equivel; Erick, Fernandinho (Gabriel), Christian e Zapelli (Fernando); Cuello (Julimar), Canobbio e Mastriani (Di Yorio). Técnico: Martín Varini
Estádio: Mario Alberto Kempes
Juiz: Carlos Benítez (PAR)
Assistentes: Eduardo Cardozo e Milciades Saldivar (PAR)
VAR: Derlis López (PAR)
Gols: Mastriani, aos 9’/2ºT e Di Yorio, aos 44/2ºT
Cartões amarelos: Erick, Rolón, Varini (técnico), Fernandinho, Real (técnico), Christian e Jara.
Cartão vermelho: Esquivel
Redação / Folhapress