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4º lote de restituição do Imposto de Renda está disponível para consulta

4º lote imposto de renda vale
(Foto: Agência Brasil)

Nesta sexta-feira (23), a partir das 10h, o quarto lote de restituição do Imposto de Renda Pessoa Física 2024 estará disponível para consulta. No Vale do Paraíba, serão contemplados mais de 95 mil moradores, de acordo com a Delegacia da Receita Federal da região.

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Ao todo, 95.415 contribuintes, entre prioritários e não prioritários, com um valor total de crédito de R$ 113.240.092,27, referente ao Vale do Paraíba, Litoral Norte e Serra da Mantiqueira. Esse lote contempla também restituições residuais de exercícios anteriores.

O pagamento do quarto lote aos moradores da região contemplados será realizado ao longo do dia 30 de agosto, na próxima sexta-feira.

Como fazer a consulta do IRPF?

Para saber se a restituição está disponível, o contribuinte deve acessar a página da Receita na internet, clicar em “Meu Imposto de Renda” e, em seguida, em “Consultar a Restituição”. A página apresenta orientações e os canais de prestação do serviço, permitindo uma consulta simplificada ou uma consulta completa da situação da declaração, por meio do extrato de processamento, acessado no e-CAC.

Se identificar alguma pendência na declaração, o contribuinte pode retificar a declaração, corrigindo as informações que estiverem equivocadas.

A Receita disponibiliza, ainda, aplicativo para tablets e smartphones que possibilita consultar diretamente nas bases da Receita Federal informações sobre liberação das restituições do IRPF e a situação cadastral de uma inscrição no CPF.

Pagamentos

A Receita Federal do Brasil (RFB) realiza os pagamentos de restituições apenas em conta bancária de titularidade do contribuinte. Dessa forma, as rotinas de segurança impedem o pagamento caso ocorra erro nos dados bancários informados ou algum problema na conta destino.

Para não haver prejuízo ao contribuinte, a RFB oferece o serviço de reagendamento disponibilizado pelo agente financeiro Banco do Brasil (BB) pelo prazo de até um ano da primeira tentativa de crédito. Assim, o contribuinte poderá corrigir os dados bancários para uma conta de sua titularidade. Neste caso, o cidadão poderá reagendar o crédito dos valores de forma simples e rápida pelo Portal BB, por este link, ou ligando para a Central de Relacionamento BB por meio dos telefones 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos).

Ao utilizar esse serviço o contribuinte deve informar o valor da restituição e o número do recibo da declaração. Após isso, deve-se aguardar nova tentativa de crédito.

Caso o contribuinte não resgate o valor de sua restituição no prazo de um ano, deverá requerê-lo pelo Portal e-CAC, disponível no site da Receita Federal, acessando o menu Declarações e Demonstrativos > Meu Imposto de Renda e clicando em “Solicitar restituição não resgatada na rede bancária”.

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