Um incêndio que começou nesta sexta-feira, 23, devastou a região de Joaquim Egídio, em Campinas. Os trabalhos foram encerrados neste sábado, 24, por volta da 12h20 com o controle do fogo. O combate às chamas envolveu uma ação coordenada entre diversas equipes e órgãos da cidade.
Segundo a Defesa Civil, o fogo começou na Fazenda das Pedras, próximo à rua professora Lydia Abdalla, e estava sendo combatido pela brigada do local, que solicitou apoio.
Os brigadistas da fazenda onde o incêndio ocorreu, permanecem no local para monitorar a área e prevenir o surgimento de novos focos de fogo. A Defesa Civil mobilizou cinco viaturas e utilizou um drone para mapear a extensão do incêndio.
A Sanasa contribuiu com o envio de um caminhão de água, que foi utilizado para abastecer as viaturas dos bombeiros e fornecer água potável aos trabalhadores envolvidos. Além disso, as subprefeituras atuaram na criação de aceiros, as faixas de terra sem vegetação, que foram feitas para barrar a propagação das chamas, enquanto o Serviço Público cuidou da remoção de árvores caídas que obstruíam as vias e impediam o acesso dos moradores e equipes de emergência.
Este esforço foi parte da Operação Estiagem, que reúne diversos órgãos para enfrentar os incêndios em Campinas.