A Prefeitura de Guarujá, no litoral de São Paulo, enviou à Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) uma notificação para a criação de um plano de ação para normalizar o abastecimento de água na cidade, que tem apresentado constantes falhas. O aviso foi enviado nesta sexta-feira (23), com o prazo de 48 horas.
Segundo a administração municipal, os moradores de Guarujá têm enfrentado uma crise hídrica nas últimas semanas, principalmente, aqueles que vivem na região de Vicente de Carvalho. A falta de água afetou também, o funcionamento das unidades de ensino e de saúde.
Além de apresentar um plano de ação para normalizar o abastecimento de água, a Prefeitura também solicitou à Agência Reguladora de Serviços Públicos de São Paulo (Arsesp) uma fiscalização sobre as falhas no sistema de fornecimento de água.
Empresa já foi multada este ano pela prefeitura
Em maio deste ano, a Prefeitura de Guarujá multou a Sabesp no valor de R$ 1.535.436,00, devido a um rompimento de tubulação de esgoto no Túnel Juscelino Kubitschek, na Vila Zilda. Anteriormente, ainda no mesmo mês, a administração multou a empresa em R$ 767.718,00 pelo mesmo motivo.
A Prefeitura de Guarujá ainda disse que, caso a Sabesp não se manifeste no prazo determinado, será feita uma avaliação para decidir o próximo passo que será tomado.