SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) – Lando Norris largou mal, foi ultrapassado por Max Verstappen logo na saída, mas se recuperou e venceu com tranquilidade o Grande Prêmio da Holanda de Fórmula 1, neste domingo (25). O campeonato voltou depois de quatro semanas e chegou à 15ª etapa do ano.
Lando Norris, da McLaren, foi ultrapassado pela Red Bull de Max Verstappen logo na largada, mas se recuperou depois, assumiu a liderança e não largou mais, vencendo a sua segunda corrida na F-1. O holandês ficou em segundo, mais de 20 segundos atrás, frustrando a torcida que lotou o circuito à beira da praia de Zandvoort. Charles Leclerc, da Ferrari, completou o pódio.
Lando Norris venceu a sua segunda corrida na história da F-1 e quebrou a hegemonia de Max Verstappen no GP da Holanda. O atual tricampeão buscava a quarta vitória consecutiva na pista depois de ficar em 1º em 2021, 2022 e 2023.
O atual líder da F-1 chega a cinco corridas sem vitórias. O holandês, que neste domingo alcançou o Grande Prêmio de número 200 na carreira, não fica em primeiro desde a prova da Espanha, em 23 de junho.
A diferença de Verstappen para Norris na classificação do Mundial, que era de 78 pontos, agora cai para 70. Vale lembrar que ainda restam nove corridas pela frente na temporada.
A próxima corrida da temporada 2024 será o GP da Itália, no Circuito de Monza, domingo, dia 1º de setembro, às 10h (horário de Brasília).
A LARGADA
Lando Norris iniciou a corrida com um grande desafio: largar bem. Isso porque nas cinco vezes em que havia largado na frente na F1 até então, contando corridas e sprints, ele nunca havia terminado a primeira volta na liderança. E a cena se repetiu. Lando largou lento, e Max Verstappen assumiu a liderança antes mesmo da primeira curva, jogando o britânico para a segunda colocação.
Todos os pilotos que largaram do lado ímpar perderam posição. Foi também o caso de Oscar Piastri, que viu sua McLaren ser ultrapassada pela Mercedes de George Russell.
Lando Norris não deixou Verstappen abrir e, na 17ª volta, usou a asa móvel para tentar ultrapassá-lo. O holandês se defendeu bem e manteve a ponta. Na próxima tentativa do britânico, porém, não deu para o piloto da Red Bull. Na 18ª volta, Norris entrou na reta colado em Verstappen, mergulhou por dentro e assumiu a liderança.
O piloto da McLaren foi abrindo vantagem na ponta e, na 28ª volta, quando Verstappen parou nos boxes, já tinha uma vantagem de mais de seis segundos para o holandês. Norris fez sua parada nos boxes logo na volta seguinte, e saiu mais de cinco segundos à frente do rival. Depois, só ampliou vantagem, terminando a corrida mais de 20 segundos à frente do atual tricampeão.
Charles Leclerc, que largou na sexta colocação, conseguiu assumir o terceiro lugar na 27ª volta aproveitando um pit-stop ruim de George Russell. O piloto da Ferrari passou a ser perseguido pela McLaren de Oscar Piastri durante boa parte da corrida e precisou acelerar para não permitir a ultrapassagem.
Veja a classificação final da prova:
Lando Norris (McLaren)
Max Verstappen (Red Bull Racing)
Charles Leclerc (Ferrari)
Oscar Piastri (McLaren)
Carlos Sainz (Ferrari)
Sergio Perez (Red Bull Racing)
George Russel (Mercedes)
Lewis Hamilton (Mercedes)
Pierre Gasly (Alpine)
Fernando Alonso (Aston Martin)
Nico Hulkenberg (Haas)
Daniel Ricciardo (RB)
Lance Stroll (Aston Martin)
Alexander Albon (Williams)
Esteban Ocon (Alpine)
Logan Sargeant (Williams)
Yuki Tsunoda (RB)
Kevin Magnuesse (Haas)
Valtteri Bottas (Kick Sauber)
Zhou Guanyu (Kick Sauber)
Redação / Folhapress