SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) – Jannik Sinner dominou as manchetes do mundo do tênis nos últimos dias, quando foi revelado que ele havia sido considerado sem culpa em um caso de doping. Se o ambiente mexeu com seus nervos, o número 1 do mundo não deixou transparecer. Depois de perder o primeiro set para um inspirado Mackenzie McDonald (número 140 do ranking), o italiano encontrou um belo ritmo de jogo e venceu sem drama sua estreia no US Open: 2/6, 6/2, 6/1 e 6/2.
Primeiro homem italiano a disputar o US Open como cabeça de chave número 1, Sinner vai enfrentar na segunda fase outro americano: Alex Michelsen (número 49), de 20 anos, que superou seu compatriota Eliot Spizzirri (22 anos, número 341, qualifier) por 6/1, 7/5 e 6/3 nesta terça-feira. Sinner e Michelsen duelaram há pouco mais de uma semana, na primeira rodada do Masters 1000 de Cincinnati, e o italiano venceu por 6/4 e 7/5.
Com o triunfo desta terça, Sinner soma cinco vitórias seguidas no circuito. Em seu último torneio antes do US Open, o italiano foi campeão em Cincinnati, onde superou Michelsen, Jordan Thompson (WO), Andrey Rublev, Alexander Zverev e Frances Tiafoe.
McDonald começou o jogo em grandíssima forma, atacando mais e com mais precisão do que o número 1 do mundo. Enquanto Sinner tinha dificuldades para encontrar um ritmo consistente, o americano distribuía pancadas e winners. Assim, o desafiante conseguiu três quebras de saque e venceu a primeira parcial por 6/2.
O tenista da casa continuou melhor quando o segundo set começou e, mais uma vez, quebrou o saque do italiano. No game seguinte, contudo, McDonald cometeu dez erros não forçados. Após sete igualdades, Sinner converteu o quarto break point e igualou o placar. Depois disso, o jogo mudou. A confiança do americano desapareceu, os golpes de alto risco que vinham entrando pararam de entrar, e o número 1 do mundo tomou o controle, devolvendo o 6/2 do set anterior.
Mais confiante e à vontade em quadra, Sinner fez o mesmo no terceiro set. Seguiu agredindo, mas escolhendo bem a hora de atacar. O italiano terminou a parcial sem nenhum erro não forçado – contra oito de McDonald – e 6/1 no placar. Nesse momento, o americano já somava 34 erros não forçados e apenas 21 winners. Sinner tinha 28 bolas vencedoras e 23 falhas.
O jogo não teve volta para McDonald. Sem conseguir encaixar os golpes agressivos que entraram no primeiro set, não havia como equilibrar as ações contra o atual campeão do Australian Open. No quarto set, Sinner venceu os 13 primeiros pontos, abriu 4/0 e não olhou mais para trás.
ALEXANDRE COSSENZA / Folhapress