SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Uma falha de sistema de navegação afetou a operação de voos no Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, desde a manhã desta quinta-feira (29). A situação só foi normalizada por volta das 16h.
Segundo a concessionária GRU Airport, o problema causou atrasos pontuais nas decolagens, e companhias registraram cancelamentos. O balanço de voos afetados não foi informado até a publicação deste texto.
“Devido à intermitência no sistema de navegação (GNSS) que é especifico para aeronaves, algumas empresas aéreas enfrentam atrasos pontuais nas decolagens do aeroporto de Guarulhos”, afirmou a empresa no início da tarde.
De acordo com a concessionária, os sistemas do aeroporto e de navegação aérea operaram normalmente, mas os planos de contingência tiveram de ser acionados acionados.
O GNSS é um sistema de posicionamento por satélite, assim como o norte-americano GPS, segundo o especialista em segurança de voo Roberto Peterka. “Basicamente, ele pode usar outras redes de navegação aérea, não apenas a norte-americana.” Entre os outros sistemas, segundo o especialista, estão o BeiDou (BDS), da China, o europeu Galileu e o GLONASS, da Rússia.
Equipes da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) enviadas ao aeroporto detectaram, no início da tarde, sinais de radiofrequência interferindo no sinal das aeronaves e identificaram que o sinal partia do centro de Guarulhos. Antes que as equipes pudessem localizar a origem, no entanto, o sinal deixou de ser detectado.
“A Anatel continua monitorando o espectro na região de forma que, no caso de retorno do sinal interferente, possa atuar de forma célere e interromper a fonte interferente de forma permanente”, disse a agência, em nota.
“A Anatel lembra que a transmissão de radiofrequências sem autorização configura crime federal.”
Uma das companhias afetadas, a Gol afirmou que cancelou voos com origem ou destino em Guarulhos e que registrou atrasos.
“Devido à contingência, a companhia também tem registrado atrasos na sua operação no aeroporto. Todos os clientes afetados estão recebendo as facilidades previstas e sendo reacomodados nos próximos voos. A companhia reforça que as ações em relação aos voos foram tomadas com foco na segurança”, diz o comunicado.
A Azul disse que cancelou quatro voos -um com destino a Cuiabá e outro que saiu da capital mato-grossense para Guarulhos., e outros dois entre a cidade da região metropolitana e o aeroporto de Confins, em Minas Gerais. Os clientes afetados, segundo a companhia, seriam reacomodados em outros voos.
Já a Latam afirmou que a operação foi normalizada após atrasos em decolagens durante a manhã.
O Decea (Departamento de Controle do Espaço Aéreo) participa da investigação sobre a causa da falha, segundo comunicado da Força Aérea Brasileira.
“Uma aeronave do Grupo Especial de Inspeção em Voo (GEIV) foi acionada para realizar a inspeção de radiomonitoragem no entorno do aeródromo com o intuito de investigar as causas do problema.”
De acordo com o departamento, que também coordenou o fluxo de tráfego aéreo para reduzir o impacto da falha na operação do aeroporto, pousos e decolagens continuam a ocorrer por meio de procedimentos alternativos.
Redação / Folhapress