RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio

Apagão em SP ocorreu após falha em equipamentos na subestação Guarulhos

Reprodução

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – A interrupção de energia elétrica que deixou moradores das cidades de São Paulo e Guarulhos no escuro no início da noite de sábado (31) ocorreu após o desligamento dos equipamentos da subestação Guarulhos, de propriedade da Eletrobras.

Essa é a análise do ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico), órgão que coordena e controla a operação das instalações de geração e transmissão de energia elétrica nos sistemas interligados brasileiros.

“Em função do ocorrido, houve interrupção das cargas da EDP-SP e da Enel-SP, atendidas pelas subestações Norte e Miguel Reale”, diz o ONS.

Tanto o ONS quanto a Eletrobras investigam as causas da falha. “Os times técnicos estão no local e as causas do desligamento estão sendo investigadas”, diz a Eletrobras.

A interrupção de carga afetou 18 bairros das regiões Leste, Norte e central da capital paulista e seis bairros da região central de Guarulhos. No total, 2,8 milhões de pessoas ficaram no escuro.

O apagão teve início às 17h31 e durou quase 2h30. “Assim que identificou a situação, o Operador iniciou ação conjunta com os agentes para restabelecer a energia nas regiões”, afirma o órgão.

A recuperação do serviço foi em fases. Às 19h37, foi concluída a recomposição da carga da EDP-SP e, às 19h58, das cargas da Enel-SP.

A Eletrobras afirma que a subestação Guarulhos foi inteiramente religada na noite de sábado e que opera normalmente, tendo sido restabelecido o fornecimento ao sistema interligado nacional.

REGIÕES AFETADAS

Em São Paulo, as regiões afetadas, segundo a Enel Distribuição SP, foram Monte Santo, Buenos Aires, Penha, Ermelino Matarazzo, Catumbi, Tuiuti, Mooca, Hipódromo, Itaquera, Jaçanã, Vila Medeiros, Mandaqui, Tucuruvi, Novo Mundo, Vila Guilherme, São Joaquim, Cambuci e Monumento.

“São cerca de 650 mil clientes na capital, o equivalente a 8% do total de clientes da distribuidora”, afirma a Enel.

Por meio de manobras remotas internas, a distribuidora restabeleceu gradativamente o serviço para os clientes impactados até a plena normalização, por volta das 20h.

Em Guarulhos, segundo a EDP, que opera na região, mais de 2,16 milhões de pessoas ficaram sem energia elétrica. Houve interrupção de carga em Vila Galvão, Gopoúva, Vila Rosália, Macedo, Parque Continental e Parque Santo Antônio.

A empresa afirma que 13,5% dos clientes totais da área de concessão em São Paulo foram impactados. Desses, 37% tiveram o serviço religado em até 2 minutos após manobras automatizadas de carga.

“Para o restabelecimento total da região foi necessário aguardar a retomada do suprimento externo da energia pela empresa transmissora, o que ocorreu às 19h37”, diz, em nota.

Na zona Leste, por volta das 17h45, semáforos das avenidas Radial Leste e Salim Farah Maluf foram afetados, complicando o trânsito na região. Às 18h45, ao menos dez composições do sistema de trólebus, que é abastecido por cabos de energia, estavam parados na rua Conselheiro Furtado, próximo ao viaduto do Glicério, na Liberdade.

No Paraíso, próximo à avenida Paulista, postes de iluminação no canteiro central da avenida Bernardino de Campos apresentavam falhas perto das 19h. A região no entorno da praça da Bandeira e a avenida 23 de Maio também ficaram no escuro.

Redação / Folhapress

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS