SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) – Pela quarta vez em quatro encontros, a número 1 do mundo, Iga Swiatek, levou a melhor sobre a russa Liudmila Samsonova (#16 do ranking). O confronto desta segunda-feira, válido pelas oitavas de final do US Open, até foi equilibrado durante cerca de meia hora, mas Iga deslanchou depois da primeira quebra de saque e triunfou por 6/4 e 6/1.
Campeã do torneio em 2022, Iga já supera sua campanha do ano passado, quando foi superada por Jelena Ostapenko nas oitavas, e a de 2021, quando também caiu nas oitavas, mas diante de Belinda Bencic. Sua próxima adversária este ano, nas quartas de final, será a americana Jessica Pegula, sexta colocada no ranking, que vem de vitória sobre a russa Diana Shnaider (#18) por 6/4 e 6/2.
e Pegula já se enfrentaram nove vezes, e a polonesa leva vantagem, com seis triunfos. Desta vez, porém, a americana vem em grande momento. Nos torneios de aquecimento para o US Open, Pegula foi campeã do WTA 1000 de Toronto e vice no WTA 1000 de Cincinnati.
O primeiro set foi bastante equilibrado, com as sacadoras prevalecendo e poucas chances de quebra. Iga teve dois break points no quarto game, mas não conseguiu converter. Depois disso, a número 1 do mundo só teve chances no décimo game, quando Samsonova cometeu três erros não forçados e cedeu três set points (0/40). Logo no primeiro deles, a russa mandou uma direita para fora e deu o set para Iga: 6/4.
A número 1 manteve o momento favorável quando começou o segundo set e quebrou Samsonova no segundo game. Pouco depois, Iga já tinha 3/0 de vantagem. Quando Samsonova, depois de um longo game de nove minutos, cometeu mais uma dupla falta, o placar passou a mostrar 4/0. Iga não perdoou.
O duelo entre Swiatek e Samsonova foi o último válido pelas oitavas de final femininas. Portanto, com a vitória de Iga todos os duelos de quartas de final já estão definidos. Veja abaixo:
[1] Iga Swiatek x Jessica Pegula [6]
[22] Beatriz Haddad Maia x Karolina Muchova
[26] Paula Badosa x Emma Navarro [13]
[7] Qinwen Zheng x Aryna Sabalenka [2]
ALEXANDRE COSSENZA / Folhapress