Voos em Guarulhos voltam a ser afetados por falha em sinal de GPS

SÃO PAULO, SP E GUARULHOS, SP (FOLHAPRESS) – Uma falha em sistemas de navegação afeta pousos e decolagens de voos no Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, na manhã desta terça-feira (3). Passageiros já reclamam das alternativas oferecidas para contornar o problema, com viagens remarcadas para esta quarta-feira (4), por exemplo.

O problema volta a ocorrer menos de uma semana depois de uma interferência gerada por um sinal de radiofrequência no centro de Guarulhos causar transtornos na última quinta-feira (29).

A GRU Airport, concessionária pelo aeroporto, disse que as decolagens foram afetadas por intermitência no GNSS. “Os sistemas do aeroporto e os de navegação aérea seguem operando normalmente.” Segundo a empresa, o problema é o mesmo reportado por pilotos na última quinta-feira.

O GNSS é um sistema de posicionamento por satélite, assim como o norte-americano GPS, mas pode usar outras redes de navegação, como o BeiDou (BDS), da China, o europeu Galileu e o GLONASS, da Rússia.

Jeferson de Souza Franco, 37, se irritou no balcão da Gol ao saber que só poderia seguir viagem no dia seguinte. Ele partiu de Curitiba com destino a Sinop (MT), com escala em Guarulhos, e disse que precisa fazer hemodiálise diariamente, não pode ficar sem o tratamento.

A companhia ofereceu hotel e alimentação, mas Franco insistia em ser encaixado em um voo ainda nesta terça-feira. Com ele estavam a esposa, Graciele Franco, e as duas filhas de 6 e 9 anos.

Já às 14h30, segundo a Gol, ele havia seguido com a família para o hotel e aceitado uma proposta de voo nesta quarta-feira (4) para Sinop.

Em nota, a empresa afirmou que “registra impactos pontuais na sua operação no aeroporto” de Guarulhos e que as medidas tomadas têm “foco na segurança”. “A situação, que afeta também outras companhias aéreas, está sendo gerenciada em conjunto com a administração aeroportuária.”

Os impactos aconteceram no período da manhã, segundo a companhia. “Todos os clientes afetados receberam as facilidades previstas.”

Também procurada, a Latam disse que houve atrasos pontuais por falhas técnicas no aeroporto e que aguardava a volta da operação à normalidade por volta das 12h desta terça. A empresa disse às 14h que a operação havia voltado ao normal.

Já a Azul afirmou que dois voos foram cancelados. “A Azul informa que, devido a problemas no sistema de GPS do aeroporto de Guarulhos, os voos AD4826 (Guarulhos-Curitiba) e AD2818 (Curitiba – Guarulhos) precisaram ser cancelados”, disse a companhia, em nota.

Procurada, a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) afirmou que detectou sinais interferentes em suas estações no aeroporto na manhã desta terça e enviou agentes a campo para buscar a fonte da interferência.

PROBLEMA OCORREU NA SEMANA PASSADA

Após uma falha também nos sistemas de navegação na última quinta-feira, equipes da Anatel enviadas ao aeroporto detectaram, no início daquela tarde, sinais de radiofrequência interferindo no sinal das aeronaves e identificaram que o sinal partia do centro de Guarulhos. Antes que as equipes pudessem localizar a origem, no entanto, o sinal deixou de ser detectado.

Segundo a agência, a transmissão de radiofrequências sem autorização é crime federal.

O Decea (Departamento de Controle do Espaço Aéreo), da Força Aérea Brasileira, apoiou a investigação e coordenou o fluxo de tráfego aéreo para reduzir o impacto da falha na operação do aeroporto.

LUCAS LACERDA E ALEXA SALOMÃO / Folhapress

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS