A Polícia Federal prendeu cinco pessoas durante uma operação para combater atividades violentas de uma associação criminosa voltada a roubos de cargas e caminhões, que atuava entre Campinas e a região da Grande São Paulo.
Foram cumpridos, nesta terça-feira (3), quatro mandados de prisão temporária (30 dias) e três mandados de busca e apreensão, na cidade de Barueri (SP). Além das prisões em decorrência dos mandados, um quinto integrante da associação criminosa foi preso em flagrante.
A investigação, conduzida pelo grupo especializado em repressão a crimes de roubo de cargas e caminhões da Delegacia de Polícia Federal em Campinas, começou em maio de 2024, a partir de informações colhidas sobre um grupo criminoso que agiria na região de Santana do Parnaíba e interior do estado de São Paulo. O ponto de partida foi um roubo de carga planejado e não executado no município de São Paulo, em 17 de maio deste ano.
Os policiais constaram que o grupo criminoso abordava caminhões estacionados enquanto o motorista descansava, invadindo com violência as cabines e portando armas de fogo. Rendidas, as vítimas eram levadas até cativeiros localizados em matagais, às vezes até amarradas.
Durante o cativeiro, os criminosos usavam bloqueadores de sinal para evitar que os policiais identificassem a localização dos veículos roubados.
Na operação, foram apreendidos veículos utilizados nos crimes, arma de fogo de calibre restrito e numeração raspada, aparelho para bloqueio de sinal, celulares e documentos.
Os investigados responderão, dentre outros, pelos crimes de associação criminosa e roubo, cujas penas somadas podem chegar a vinte anos de prisão. Os presos foram encaminhados à Superintendência Regional da Polícia
Federal em São Paulo, onde permanecerão à disposição da Justiça.
A “Operação Vitreum”, como foi nomeada, teve apoio do GAECO (Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado), Polícia Militar e Polícia Rodoviária Federal.
Supervisão: João Victor Nunes