SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) – A Flona (Floresta Nacional) de Brasília foi tomada por focos de incêndio desde a manhã de terça-feira (3). A queimada continua nesta quarta (4) e o Corpo de Bombeiros já retomou os trabalhos de combate às chamas.
Até ontem, dois focos de incêndio haviam sido identificados, segundo a Flona. O fogo ocorria próximo ao INCRA 7 e a direção da Floresta pediu para que as pessoas não acessassem essa área por questões de segurança. Flona foi fechada para visitação.
Os bombeiros informaram que já retomaram trabalhos nesta manhã. Durante a noite e a madrugada, a queimada continuou em atividade. ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade) disse ao UOL que fogo ainda não foi controlado e que equipes estão concentrando forças nas áreas prioritárias.
ICMBio acredita que incêndios foram criminosos. ”Nós tivemos vários focos simultâneos, o que indica que foi um incêndio ocasional, fruto de uma queima em alguma propriedade”, explicou. Instituto ainda disse que três suspeitos foram vistos no local.
Estimativa é de que 1200 hectares foram atingidos. Número ainda é preliminar e agentes aguardam condições atmosféricas melhores para ter mais precisão. Flona pede para que população denuncie possíveis suspeitos pelos incêndios.
A Floresta Nacional de Brasília protege uma área de cerrado de 9 mil hectares. Ela foi criada em 1999 e é uma das unidades de conservação responsáveis pela sobrevivência das nascentes que irrigam a maior represa da região, a do Descoberto.
Redação / Folhapress