ARACAJU, SE (FOLHAPRESS) – A Globo descarta recontratar membros da equipe de transmissão da Fórmula 1 que foram para a Band. A principal categoria do automobilismo mundial voltará para o grupo após quatro anos a partir de 2025.
Segundo apurou a Folha de S.Paulo, a emissora usará a equipe que já está na empresa para transmissões. Entre eles, estão o ex-piloto Luciano BurtI, o comentarista Rafael Lopes, e os narradores Luís Roberto e Everaldo Marques, que narraram corridas no último ano da Fórmula 1 na Globo em 2020.
A emissora descarta, por exemplo, um retorno de Mariana Becker, que ficou na empresa por 27 anos. Seu desempenho como correspondente internacional da categoria sempre foi elogiado por fãs. No projeto, a Globo pretende usar seus próprios enviados esportivos atuais, como André Gallindo e Guilherme Pereira.
O narrador Sérgio Maurício e o comentarista Reginaldo Leme também foram deixados de lado. A Globo espera apenas o distrato formal da Liberty Media, dona da Fórmula 1, com a Band. Isso deve acontecer nos próximos dias.
Nos bastidores, a Liberty já diz que tem uma nova parceira, inclusive em comunicações com executivos da Band. Em comunicado enviado ao F5 na madrugada da última quarta (4), a Liberty Media confirma que a categoria fica na Band somente até o fim do ano.
“Não há planos da Fórmula 1 ou da Band para cessar as transmissões no Brasil pelo restante deste ano de 2024. Atualmente, estamos com várias discussões sobre os direitos de transmissão de 2025”, diz a nota na íntegra.
A Globo foi a responsável pela grande popularidade da categoria no Brasil, através da exibição ininterrupta em TV aberta entre 1981 e 2020. A falta de um piloto brasileiro competitivo fez a Fórmula 1 ter queda na audiência.
No entanto, a Globo enxerga que voltar a exibir as provas é uma grande oportunidade comercial. Mesmo nos anos mais sombrios em termos de ibope, a Fórmula 1 sempre foi um êxito publicitário devido ao apelo junto às classes AB, de maior poder aquisitivo.
Em 2025, a Globo vai mostrar corridas importantes como a corrida no Brasil e em Mônico, além de outras que tenham horários interessantes para a emissora. Estima-se nos bastidores a exibição de 12 corridas.
CRISE COM A BAND
A volta da Fórmula 1 na Globo está ligada a uma crise que envolveu a Liberty Media e a Band, que fez a transmissão no Brasil desde 2021.
A empresa teve problemas para realizar pagamentos como fora acordado à época. A Band e a Liberty dividiam, de forma igualitária, os valores pagos por patrocinadores até 2022. Em 2023, houve uma mudança de contrato por causa de uma proposta do SBT, e a Band topou pagar diretamente pelo evento. A emissora acertou o valor de US$ 15 milhões (R$ 84,3 milhões) por temporada.
Com a mudança, a Band passou a ter problemas para cumprir os compromissos. Um caso, que ocorreu no ano passado, fez o caldo engrossar. Uma casa de aposta comprou uma cota de patrocínio de R$ 20 milhões, mas não pagou o valor e fez a emissora amargar prejuízo. O problema virou um processo na Justiça. No acordo de saída da Fórmula 1, a Band paga apenas o que deve como uma espécie de multa.
GABRIEL VAQUER / Folhapress