Alberto Gaspar, ex-Globo, é demitido da TV Cultura após cortes de programas

ARACAJU, SE (FOLHAPRESS) – Conhecido por ter sido jornalista da Globo por 39 anos, Alberto Gaspar foi desligado da TV Cultura nesta segunda (9). Seu programa, o Legião Estrangeira, que estava no ar desde 2022, foi suspenso em uma série de cortes feitos na semana passada.

À Folha de S.Paulo, Gaspar disse que quase toda a produção da atração foi dispensada. Existe a promessa de retorno das atrações no ano que vem, mas não o movimento entre funcionários é visto como quase improvável.

Em grupos de WhatsApp, funcionários da Cultura lançaram a campanha #ACulturaÉNossa, em protesto as medidas que estão acontecendo. A reportagem teve acesso a nota que está rodando entre pessoas desligadas e que seguem na Cultura.

“Sete programas foram suspensos. Vários funcionários foram demitidos. Dois novos projetos foram cancelados. Agora, a TV, a rádio Cultura e também a Jazz Sinfônica precisam de ajuda para que essa história não acabe aqui”, diz o texto.

“Devido à diminuição de receitas da TV Cultura, a emissora irá suspender a gravação de alguns programas de sua grade, temporariamente. A maioria dessas produções continuará no ar por meio de reprises”, diz a TV Cultura em nota sobre os cortes.

O governo de São Paulo nega que tenha diminuído repasses e diz que investiu 10% a mais na Fundação Padre Anchieta em 2024.

“A Fundação Padre Anchieta é uma entidade de direito privado sem fins lucrativos com autonomia jurídica, administrativa e financeira. Na composição de receitas, estão recursos provenientes de aporte do Governo, de leis de incentivo e venda de serviços. No que compete ao aporte do Governo de SP, vale destacar que a instituição possui um orçamento previsto para este ano de R$ 104 milhões, valor 10% maior do que a dotação de 2023”, afirma.

Além do Legião Estrangeira, saíram do ar programas como o Estação Livre, um dos mais premiados da TV brasileira e que valoriza a cultura negra e a diversidade. O principal projeto adiado para 2025 é uma nova versão do seriado “Mundo da Lua”, que fez sucesso na TV pública nos anos 1990, e que retornaria em uma refilmagem neste ano.

Também foi adiado o programa Meu Nome é Correria com Cazé Pecini, ex-MTV Brasil e Globo, e Na Cadência do Samba, comandado por Thobias da Vai-Vai, que já tinham todos os detalhes definidos para começarem as filmagens.

GABRIEL VAQUER / Folhapress

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS