Em Campinas a Defesa Civil apoia Corpo de Bombeiros no combate ao incêndio no Pico das Cabras. A Sanasa também colabora com o envio de caminhões-pipa para apagar o fogo. As subprefeituras de Sousas e de Joaquim Egídio também colaboram.
A ação teve início nesta segunda-feira, 9 de setembro, quando o fogo estava na divisa do município de Morungaba com Campinas. Na manhã desta terça-feira, 10, com a mudança do vento, a queimada atingiu o Pico das Cabras e está no entorno do Observatório Municipal João Nicolini.
Foram disponibilizados pela Prefeitura de Campinas quatro viaturas da Defesa Civil, quatro caminhões da Sanasa, maquinários das subprefeituras de Sousas e de Joaquim Egídio.
O coordenador regional e diretor da Defesa Civil de Campinas, Sidnei Furtado, explicou que o local é de difícil acesso, o que dificulta o trabalho das equipes. “O Observatório, que era nossa preocupação, não foi afetado pelas chamas. A Sanasa, além dos caminhões-pipa está fornecendo água para as pessoas que estão trabalhando. Os fazendeiros da região também estão colaborando”, contou.
Outros focos na região
De acordo com a Defesa Civil há diversos focos de incêndio no Parque das Estâncias e nos bairros Lambedor e São José.
A Defesa Civil Municipal está no local e orientou os moradores a molharem as casas para evitar que as chamas atinjam os imóveis. Até o momento não houve necessidade de evacuação.
Já a rodovia Engenheiro Constâncio Cintra – SP-360 precisou ficar totalmente interditada para os trabalhos de combate as chamas. O Corpo de Bombeiros de Campinas está atuando em outra frente, combatendo o fogo no bairro São Pedro, limite com o município de Campinas.
A estimativa é de que foram consumidos 100 hectares entre área de preservação permanente e vegetação natural. Equipes da defesa civil municipal, de brigadistas e do corpo de bombeiros seguem combatendo o fogo e orientando a população afetada e não há registro de vítimas.