Incêndio no Pico das Cabras ameaça observatório astronômico de Campinas

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Um incêndio de grandes proporções atinge desde a noite de segunda-feira (9) uma área de mata no Pico das Cabras, no limite entre Campinas e Morungaba, no interior de São Paulo. Até esta manhã havia o risco de as chamas atingirem o Observatório Municipal Jean Nicolini, referência da astronomia nacional.

Na manhã desta terça-feira (10), com a mudança do vento, a queimada atingiu o entorno do Observatório Municipal Jean Nicolini, que ficou perto de ser atingido.

O coordenador regional e diretor da Defesa Civil de Campinas, Sidnei Furtado, explicou que o local é de difícil acesso, o que dificulta o trabalho das equipes.

“O observatório, que era nossa preocupação, não foi afetado pelas chamas. A Sanasa [Sociedade de Abastecimento de Água e Saneamento], além dos caminhões-pipa está fornecendo água para as pessoas que estão trabalhando. Os fazendeiros da região também estão colaborando”, afirmou.

Equipes da Defesa Civil de Campinas atuam no apoio ao Corpo de Bombeiros no combate ao incêndio. A Sanasa colabora com o envio de caminhões-pipa para apagar o fogo. As subprefeituras dos distritos de Sousas e de Joaquim Egídio também ajudam na operação com maquinários.

Moradores de fazendas e bairros da região foram orientados a molhar as casas para diminuir os riscos. Segundo a Defesa Civil, há focos de incêndio no Parque das Estâncias, fazendas Cachoeirinha, São Pedro, Girolândia e São Bento e bairros Lambedor, São José e Brumado.

Não houve necessidade de evacuação dos moradores da região.

A rodovia Engenheiro Constâncio Cintra (SP-360) foi interditada devido a áreas de queimada no sentido Itatiba.

Também em Campinas, outro incêndio em área de mata assustou os moradores do bairro São Pedro.

Segundo a Defesa Civil, até o momento foram consumidos 100 hectares entre uma área de preservação permanente e vegetação natural.

Queimadas atingem quase todos os estados brasileiros desde a segunda metade de agosto. Na cidade de São Paulo, o ar foi considerado o pior entre as metrópoles nesta segunda, segundo o site suíço IQAir, especializado em tecnologia da qualidade do ar e que organiza ranking com as principais cidades do mundo.

Em 25 de agosto, o Governo de São Paulo anunciou um plano emergencial na área da saúde em resposta aos incêndios registrados no interior, ampliando a capacidade de atendimento na região de Ribeirão Preto com serviços de telemedicina e médicos disponíveis 24h por dia.

CRISTINA CAMARGO E FRANCISCO LIMA NETO / Folhapress

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTICIAS RELACIONADAS