A Viterra Bioenergia informou no final da tarde desta terça-feira (10) que o incêndio no estoque de biomassa, composto por bagaço de cana, na unidade Nova Unialco, em Guararapes (SP), já foi parcialmente controlado. O incêndio teve início no final da manhã, mas, segundo a empresa, não houve registro de vítimas. Como medida de segurança, as operações foram imediatamente interrompidas e a usina evacuada.
O combate às chamas contou com a atuação conjunta do Corpo de Bombeiros, da Brigada de Emergência da Viterra e de outras usinas da região que integram o Plano de Auxílio Mútuo (PAM). Caminhões-pipa e veículos de intervenção rápida foram usados no enfrentamento ao fogo, que teve o apoio da Polícia Militar, Polícia Ambiental e Defesa Civil.
A empresa destacou que, apesar do controle parcial das chamas, o processo de queima do bagaço de cana é lento, e o combate ao incêndio continua. A Viterra também esclareceu que não realiza queimadas de cana, pois adota uma colheita 100% mecanizada, em conformidade com o Protocolo Agroambiental – Etanol Mais Verde, que proíbe o uso de fogo na colheita em São Paulo.
A Viterra disponibilizou um canal de comunicação para relatos de incêndios em canaviais da região. O telefone para contato é (18) 3606-8907.