A região do Vale do Paraíba tem um foco ativo de incêndio neste sábado (14). A cidade de Bananal ainda é atingida por um incêndio de grandes proporções, segundo a Defesa Civil Estadual.
Leia mais notícias da região aqui
O combate às chamas no município acontece com o apoio de três aeronaves: um helicóptero Águia, da Polícia Militar, e dois helicópteros de Asa Rotativa. A Defesa Civil explica que o uso do reforço aéreo é feito nas regiões mais críticas e de difícil acesso.
Nesta sexta-feira (13), o município enfrentava focos em diferentes locais.
A contagem da área afetada ainda não foi feita pelas autoridades.
Fogo Extinto em São José dos Campos
A cidade de São José dos Campos registrou um caso de incêndio no bairro Santa Luzia, na região norte, nesta sexta-feira (14). O fogo foi extinto na noite do mesmo dia.
O combate aconteceu com o apoio da Defesa Civil, Corpo de Bombeiros e Fundação Florestal, que usou uma aeronave rotativa para auxiliar nos trabalhos. Segundo a Defesa Civil, o fogo foi controlado antes de atingir as áreas residenciais. As chamas afetaram uma área que corresponde a aproximadamente 67 campos de futebol.
Neste sábado (14), a prefeitura realiza o monitoramento da região pelo Centro de Segurança e Inteligência (CSI) junto ao Corpo de Bombeiros.
O Estado de São Paulo ainda conta com 14 focos ativos de incêndio. Confira as cidades e as aeronaves usadas em cada município:
- Mairiporã (PE Cantareira)
- São Paulo – Perus (Águia 14)
- Bananal (Águia 8 + Asa Rotativa CMIL + Asa Rotativa FF)
- Amparo
- Brotas (Águia 10)
- Caconde (Águia PIR + Águia RIB)
- Campinas/Morungaba – Pico das Cabras (Águia 20)
- Campo Limpo Paulista (Águia 21)
- Lindóia
- Mococa (Asa Fixa Pachu – CMIL + Asa Fixa Pachu – Semil)
- Paulicéia
- Cristais Paulista
- Itirapuã (Asa Fica Pachu + Asa Fixa Pachu)
- Castilho (Águia 5 + Asa Fixa Imagem – CMIL + 3 Asas Fixas Aviax – CESP)
*Texto de Leonardo Lobo com supervisão de Marcus Barreto.