A Embraer anunciou que a Boeing vai pagar US$ 150 milhões em um acordo que finaliza as arbitragens pendentes entre as duas empresas. O comunicado foi divulgado na manhã desta segunda-feira (16) aos acionistas e ao mercado financeiro na Comissão de Valores Mobiliários (CVM).
Leia mais notícias da região aqui
A ação foi iniciada pela empresa brasileira em abril de 2020, após a Boeing cancelar um acordo para a formação conjunta de uma empresa no setor de aviação comercial. Naquela época, o negócio estava avaliado em R$ 5,2 bilhões.
No anúncio, a fabricante de aeronaves brasileira informou que, com o pagamento, os procedimentos de arbitragem pendentes entre as duas empresas serão concluídos. O documento foi assinado em São José dos Campos, por Antonio Carlos Garcia, vice-presidente Executivo Financeiro e Relações com Investidores da Embraer.
A arbitragem é quando uma negociação se afasta da via judicial e permite a mediação do conflito fora dos tribunais por pessoas que não sejam necessariamente juízes, ou seja, os árbitros. Eles costumam ter um vasto conhecimento da matéria em questão, atuam como juízes privados e suas decisões têm eficácia de sentença judicial, não podendo ser objeto de recurso.
A decisão acaba com mais de quatro anos de disputa entre as empresas aeroespaciais. Em nota, a Boeing confirmou a conclusão do processo de arbitragem com a Embraer. Disse ainda que tem orgulho dos mais de 90 anos de parceria com o Brasil e espera continuar contribuindo para a indústria aeroespacial brasileira.