A Prefeitura de Campinas, em parceria com uma série de instituições, promove neste sábado, 21 de setembro, um simulado para alertar sobre os riscos da imprudência no trânsito. Ele começa às 8h30 na Praça Arautos da Paz, Taquaral, e mostra como são os atendimentos a vítimas de sinistros para sensibilizar e conscientizar a população.
O trabalho faz parte da Semana da Mobilidade Urbana (Semob) 2024 e foi organizado pela Secretaria de Saúde e a Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec).
Como será o simulado?
A ação envolve os principais fatores de risco para sinistros, consumo de álcool e excesso de velocidade, e trata das principais vítimas, motociclistas e pedestres).
O simulado mostra a situação de um condutor que, em alta velocidade, perde o controle da direção e colide em outros veículos. Um dos envolvidos, por estar embriagado, reage lentamente e atinge motocicletas que circulavam pelo local, enquanto pedestres que praticavam atividades físicas na região são atropelados durante o sinistro.
O contexto da ação terá 17 vítimas e o atendimento conta com seis veículos usados pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), Corpo de Bombeiros, Anjos de Ambulância, e pelas concessionárias Via Colinas, CCR Autoban e Rota das Bandeiras.
Participam também do simulado equipes da Guarda Municipal, Polícia Militar, Rede Mário Gatti de Urgência, Emergência e Hospitalar, Grupo de Resgate e Atendimento a Urgências (Grau), Anjos de Ambulância, além das Ligas do Trauma da Unicamp e da PUC-Campinas.
Operação de trânsito
A partir das 7h30, três agentes da mobilidade urbana da Emdec prestam apoio à simulação, com possíveis intervenções necessárias para a movimentação de viaturas. O simulado ocorre no interior da Praça Arautos da Paz, portanto, não há bloqueios viários.
Às 8h10, os veículos ficam concentrados na base do Bombeiros, na rua Latino Coelho.
Sinistros e fatores de risco
No ano passado, os motociclistas representaram 52% (83) dos 159 óbitos no trânsito registrados em vias urbanas e rodovias. Houve alta de 17% no comparativo com 2022.
Os pedestres representaram 28% (44) dos óbitos, queda de 8% no intervalo considerado. Até julho deste ano 45 pessoas perderam a vida em vias urbanas de Campinas, entre eles, 23 (51%) motociclistas ou garupas e 13 pedestres (29%).
O excesso de velocidade é o principal fator de risco no trânsito e esteve presente em pelo menos 51 (34%) dos 149 sinistros registrados em 2023, que resultaram em 52 óbitos. A combinação entre álcool e direção resultou em 47 (32%) dos casos fatais daquele ano.
Sobre a Semob
Criada pela Lei Municipal nº 11.387/2002, a Semana Municipal do Trânsito (Semutran) foi substituída pela Semana da Mobilidade Urbana (Semob) a partir da Lei Municipal nº 16.336/2022. A Semob contempla atividades previstas para a Semana Nacional do Trânsito, conforme o artigo 326 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB).
Até o início de outubro, a Emdec mobiliza a população em diversas ações de educação para mobilidade urbana que buscam promover uma cultura de paz e a redução dos óbitos e lesões no trânsito. A programação completa pode ser consultada no site: www.emdec.com.br/semob