SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) – A brasileira Nauhany Silva se tornou tenista profissional mais jovem do mundo a entrar na WTA (Associação de Tênis Feminino).
Naná, como é conhecida, conseguiu o feito aos 14 anos, seis meses e dez dias. Ela apareceu no ranking mundial pela primeira vez nesta segunda-feira (3), na 1.291ª posição, sendo a única atleta nascida em 2010 a figurar na lista.
A adolescente somou seus primeiros pontos após vencer partidas em três torneios internacionais diferentes. A promissora atleta vem disputando etapas profissionais realizadas no Brasil nos últimos meses e teve vitórias no ITF W50 de São Paulo, no W35 de São Paulo e no W35 de Leme. Já ganhou R$ 6,2 mil em partidas da WTA, somando quatro vitórias e quatro derrotas.
Ela teve seus primeiros contatos com o esporte aos 2 anos de idade. Começou a competir de fato aos 6, e se federou dois anos depois. Seu pai é treinador de tênis e a introduziu na modalidade desde cedo. Naná já disputou torneios de categorias de base pelo mundo representando o Brasil e fez parte da equipe nacional que disputou a Billie Jean King Cup.
É paulistana da comunidade Real Parque, no Morumbi. Também faz parte do projeto Rede Tênis Brasil e já treinou ao lado de Bia Haddad, sua referência no tênis.
ANDRÉ MARTINS / Folhapress