A Polícia Civil descobriu nesta terça-feira, 24, um sítio onde era feita extração clandestina de areia às margens da Estrada Solar das Andorinhas, em Campinas. Uma equipe de policiais da DIG (Delegacia de Investigações Gerais) identificou no local crimes ambientais. Duas pessoas vão responder inquérito policial.
Os investigadores relataram ter encontrado montes de areia já preparados para carregamento e equipamentos típicos de extração, como uma draga e uma retroescavadeira.
Ao chegarem no sítio, foram recebidos por uma moradora que se identificou como nora do proprietário. Ela relatou aos policiais que o responsável tinha autorização para fazer a extração da areia, mas não apresentou nenhum documento. A Polícia vai investigar a procedência dessa autorização.
Após pesquisas, os policiais constataram que a retroescavadeira pertence à Prefeitura de Sapiranga, município da Região Metropolitana de Porto Alegre, com cerca de 85 mil habitantes. A máquina ficou apreendida para investigação de possível ilegalidade administrativa.
A draga foi encontrada em um lago que fica dentro do sítio. Como não é possível fazer a remoção, foi determinado que não seja utilizada até a conclusão das investigações.
O responsável pelas atividades de extração, que não estava no local, está sendo procurado.
Supervisão: Bargas Filho