O Setembro Amarelo, é a Campanha que busca uma cultura de cuidados com a Saúde Mental; momento eleito para falarmos incansavelmente sobre a necessidade de tais cuidados. Esse cuidado deve circular de Setembro a Setembro, dado a importância de nossa Saúde Emocional e Mental.
Sabemos que, ainda hoje, em pleno 2024 há muito preconceito a certa de se buscar ajuda, cuidados e tratamento quando se fala sobre Saúde Mental e Emocional; no entanto este preconceito, essa evitação, essa negligência só leva ao pior.
Fato é: temos uma Saúde Mental, temos uma Saúde Emocional e ela é da nossa responsabilidade, temos que ofertar a essa seara os cuidados devidos.
Ficar posicionado no lugar da negligência e do preconceito leva ao pior, leva ao adoecimento, leva à piora do adoecimento e pode levar ao Suicídio. Alguns estudos apontam que mais de 90% dos casos de Suicídio estavam relacionados à doenças mentais (não diagnosticadas, não tratadas ou tratadas incorretamente). Daí a importância de buscar ajuda, buscar cuidados, buscar tratamento para suas questões, sintomas, dores e para o sofrer.
O que fazer diante de uma pessoa em sofrimento?
Ofereça acolhimento, empatia, escuta e direcionamento (para um acompanhamento profissional e adequado).
O que não fazer diante de uma pessoa em sofrimento?
Não invalide a dor dessa pessoa, não julgue, não compare, não a chame de fraca, não negligencie, não haja com preconceito.
E se você é a pessoa que está em sofrimento, tenha cuidado de si. Buscar ajuda não é sinal de fraqueza, é sinal de grandeza e responsabilidade.
Peça ajuda, busque ajuda!
Se custa sua Saúde Mental é muito caro, é inegociável.
🎗️Por uma cultura de cuidados com a Saúde Mental.
🎗️Setembro Amarelo: de Setembro a Setembro.
(*) Eliane Cabral é Psicóloga Clínica, Especialista em Prevenção e Pósvenção em Suicídio, Especialista em Saúde Mental e psicanalista em percurso.