Após reunião de mais de duas horas de duração, por videoconferência, com a participação de autoridades sanitárias e representantes de todos os segmentos da sociedade civil organizada, o prefeito de Ribeirão Preto, Duarte Nogueira, anunciou que as medidas de isolamento social adotadas na cidade serão prorrogadas até o dia 22 de abril, sem nenhuma alteração nos regimes de permissão e restrição de funcionamento de estabelecimentos comerciais e de prestação de serviços vigentes no município. A decisão será publicada em novo decreto na próxima segunda-feira, dia 6 de abril, no Diário Oficial do Município.
“Todos temos uma responsabilidade muito grande neste momento, no sentido de tomarmos decisões que estão salvando vidas, responsabilidade esta que deve ser acompanhada de colaboração e compreensão”, disse o chefe do Executivo.
O prefeito ainda reforçou, em virtude da proximidade da Semana Santa, que os estabelecimentos comerciais que possuam alvará para venda de produtos alimentícios, principalmente os que comercializam ovos de páscoa e produtos de chocolate, poderão exercer suas funções de venda, desde que cumpridas as exigências do decreto 76, de não permitir consumo no local.
“Também é importante ressaltar que suspendemos o corte de água e a cobrança da tarifa social por 60 dias, a CPFL suspendeu cortes de luz por 90 dias, suspendemos os aluguéis dos permissionários da prefeitura por 90 dias e suspendemos todos os protestos da Secretaria da Fazenda contra devedores do município”, concluiu Nogueira.
Especialistas
Os especialistas da área da saúde participantes da reunião, entre eles o secretário Sandro Scarpelini, o superintendente do Hospital das Clínicas, Benedito Maciel, o diretor de Vigilância de Saúde do HC, Antônio Pazin Filho, o dr. Fabrício de Freitas, da DRS-13, Nilton Gilmar Nessi – presidente Conselho Municipal de Saúde e Rodrigo Stabeli, da Fiocruz, foram unânimes em defender a manutenção do isolamento social, sob pena de a Covid-19 avançar ainda mais na cidade antes que o sistema de saúde seja capaz de atender adequadamente toda a demanda.
O boletim epidemiológico da cidade divulgado nesta sexta-feira (3) registrou 88 casos confirmados da doença, além de 627 notificações por suspeita de Covid-19 em Ribeirão Preto até o momento.