SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) – O Criciúma mostrou eficiência no ataque, soube se segurar na defesa e venceu o Grêmio por 2 a 1, nesta quarta-feira (25), em Porto Alegre. O jogo foi válido pela 5ª rodada do Campeonato Brasileiro, que havia sido adiada em meio às enchentes no Rio Grande do Sul.
Arthur Caíke abriu o placar para os visitantes, Villasanti igualou o marcador e o reserva Ronald Lopes, pouco depois de sair do banco, definiu o placar.
Com o resultado, a equipe de Cláudio Tencati chegou aos 32 pontos e ultrapassou os gaúchos, que ainda têm um jogo a menos na tabela em relação aos catarinenses.
O time de Renato Gaúcho, por outro lado, estacionou nos 31 pontos e alcançou a marca negativa de três jogos sem vitória no Brasileirão.
Os times voltam a jogar no fim de semana. O Grêmio encara o líder Botafogo no Rio de Janeiro, enquanto o Criciúma, também fora de casa, mede forças com o Bahia.
O JOGO
O 1° tempo teve reclamação gaúcha e eficiência catarinense. O Grêmio iniciou o duelo martelando e pediu dois pênaltis, mas não foi atendido e acabou sendo vazado por Arthur Caíke em meio à frustração pelas decisões da arbitragem. Os visitantes, por outro lado, mostraram bastante organização defensiva e foram pouco agredidos.
Na etapa final, a blitz gremista até deu resultado com o empate, mas um reserva entrou e decretou a vitória do Criciúma: Ronald Lopes foi acionado logo depois do 1 a 1 e fez um golaço, esfriando qualquer reação por parte dos donos da casa.
GOLS E DESTAQUES
Blitz e reclamação. O Grêmio iniciou o duelo pressionando o adversário, que por pouco não viu o árbitro marcar um pênalti aos três minutos: Cristaldo recebeu passe em infiltração dentro da área, caiu e reclamou muito com Davi de Oliveira Lacerda, mas o juiz não marcou qualquer infração. Os gaúchos ainda chegaram com perigo com Braithwaite, mas ficaram no quase.
Arthur Caíke na trave, Arthur Caíke no gol. Depois de assustar com Fellipe Mateus, o Criciúma abriu o placar aos 13 minutos. Newton, em investida na ponta direita, cruzou na medida para Arthur Caíke, que emendou um lindo voleio e carimbou a trave. A bola voltou para o próprio atacante, que tocou para o fundo das redes já com o goleiro rival no chão: 1 a 0.
Aí não, Monsalve… Os donos da casa voltaram a reclamar de um possível pênalti, desta vez, em uma simulação de Monsalve. O meia colombiano recebeu em velocidade, tentou driblar Gustavo e, sem ser atingido, dobrou o joelho. Ele foi advertido com cartão amarelo pela tentativa de cavar a penalidade.
Chuva aperta. O gramado da Arena sofreu com um dilúvio pouco antes do intervalo: encharcado, o campo gerou uma série de escorregões dos atletas. Em meio às dificuldades, o Grêmio tentou engatar uma nova pressão, mas parou em uma atenta defesa catarinense.
Ataque contra defesa. Os gaúchos voltaram para o 2° tempo ainda mais dispostos a atacar – o problema é que a falta de capricho ofensivo não gerou grande trabalho para Gustavo. Incomodado, Renato Gaúcho colocou o atacante Diego Costa no lugar do meia Cristaldo ainda na casa dos 12 minutos.
Grêmio fura retranca e empata. O gol mandante, depois de muita luta, saiu aos 21 minutos: Monsalve recebeu pela ponta esquerda, costurou na diagonal e tocou para Diego Costa, que deu leve toque de primeira para Villasanti. O capitão gremista bateu cruzado de perna esquerda e não deu chances de defesa para o goleiro rival: 1 a 1.
Ronald entra e faz golaço. O empate gerou mudanças por parte de Cláudio Tencati, que optou por acionar a dupla Ronald e Jhonata Robert para substituir Matheusinho e Fellipe Mateus. A estrela do treinador brilhou porque, com menos de dez minutos em campo, Ronald fez um golaço: o volante recebeu de Arthur Caíke, se livrou de Soteldo e, de fora da área, engatou um lindo chute que acabou no fundo do gol de Marchesín: 2 a 1.
FICHA TÉCNICA
GRÊMIO x CRICIÚMA
GRÊMIO
Marchesín; João Pedro (Edenílson), Gustavo Martins, Rodrigo Caio e Reinaldo; Villasanti, Dodi (Ronald), Cristaldo (Diego Costa) e Monsalve (Aravena); Soteldo e Braithwaite (Arezo). Técnico: Renato Gaúcho
CRICIÚMA
Gustavo; Dudu (Claudinho), Rodrigo, Tobias Figueiredo e Marcelo Hermes; Barreto (Walisson Maia), Newton, Fellipe Mateus (Jhonata Robert) e Matheusinho (Ronald Lopes); Allano e Arthur Caíke (Felipe Vizeu). Técnico: Cláudio Tencati
Estádio: Arena do Grêmio, em Porto Alegre (RS)
Juiz: Davi de Oliveira Lacerda
Assistentes: Fabricio Vilarinho da Silva e Douglas Pagung
VAR: Daiane Caroline Muniz dos Santos
Cartões amarelos: Monsalve (GRE); Newton, Fellipe Mateus, Matheusinho (CRI)
Cartões vermelhos: não houve
Gols: Arthur Caíke (CRI), aos 13 min do 1° tempo; Villasanti (GRE), aos 21 min do 2° tempo; Ronald Lopes (CRI), aos 33 min do 2° tempo
BRUNO MADRID / Folhapress