RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio

‘É maravilhoso ter dois presidentes’, diz Campos Neto sobre transição no BC

SÃO PAULO, SP, E BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) – Com a aproximação da transição na presidência do Banco Central, Roberto Campos Neto se diz confiante com o primeiro teste de autonomia do órgão, que passou a valer em 2021.

“Tenho falado com alguns senadores da importância da sabatina, com uma transição suave. Nesses próximos meses trabalharei junto com o Gabriel [Galípolo] fazendo a transição, e isso demonstra o grau de maturidade da autonomia”, disse o atual presidente do BC nesta quinta-feira (26), em entrevista a jornalistas para comentar o relatório trimestral de inflação de setembro.

Galípolo foi indicado por Lula para suceder Campos Neto a partir de 1º de janeiro de 2025. Entre sua sabatina no Senado, em 8 de outubro, e o início do mandato, ele irá trabalhar com o atual presidente.

“É maravilhoso ter dois presidentes”, afirmou Campos Neto.

Atualmente, Galípolo é o diretor de política monetária da instituição, cargo que também terá um novo ocupante no próximo ano.

O próximo presidente terá a missão de angariar a confiança do mercado financeiro, que teme um BC leniente no combate à inflação em 2025, quando o Copom (Comitê de Política Monetário) terá maioria dos integrantes indicados pelo presidente Lula.

Neste mês, Galípolo tem percorrido os gabinetes dos parlamentares, no tradicional “beija-mão” do Senado, em busca de apoio para aprovação de seu nome.

Conforme a Folha reportou, senadores elogiam Galípolo nos bastidores e lembram que ele já foi sabatinado pela Casa em julho de 2023, quando foi indicado por Lula para a diretoria de política monetária.

Segundo um dos parlamentares, Galípolo respondeu que as decisões do BC são embasadas em argumentos técnicos, com pouca margem para influência política, quando foi questionado sobre o receio de intervenção do presidente Lula na autoridade monetária e na taxa básica de juros.

Aos 42 anos, Galípolo foi um dos conselheiros de Lula na campanha presidencial de 2022 e atuou como número dois do ministro Fernando Haddad (Fazenda). Desde que assumiu o posto no BC, ele manteve canal direto com o chefe do Executivo.

JÚLIA MOURA E NATHALIA GARCIA / Folhapress

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS