Centro de SP tem falhas de energia na noite desta quinta (26); Enel diz que luz voltou

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – A região central de São Paulo teve quedas de energia na noite desta quinta-feira (26). Moradores de bairros como República, Santa Cecília e Liberdade relatavam falta de luz às 19h30.

Locais como as praça da República e Júlio de Mesquita, avenida Ipiranga, e ruas Barão de Itapetininga, Helvetia e Ana Cintra estavam entre aqueles que relataram falta de energia, segundo a Enel Distribuição SP, concessionária responsável pelo serviço na capital. A reportagem também identificou um apagão na rua das Palmeiras, em Santa Cecília.

A empresa de distribuição de energia informou, às 19h30, que estava com equipes nas ruas para “identificar a origem da ocorrência e restabelecer o fornecimento” no trecho que abastece esses locais.

“A companhia também está mobilizando geradores para suprir a energia, enquanto os técnicos atuam na identificação e solução definitiva da falha”, informou a Enel, em nota.

Depois, a empresa afirmou que a energia tinha retornado na área da praça da República, avenida Ipiranga, rua Barão de Itapetininga, praça Júlio de Mesquita, rua Helvétia e rua Ana Cintra. “A Enel manterá de forma preventiva geradores na região enquanto técnicos da distribuidora seguem trabalhando ao longo da noite na identificação da causa.”

Interrupções no fornecimento de energia tornaram-se mais frequentes na capital paulista desde o ano passado. O último apagão de grandes proporções na cidade ocorreu há 14 dias, e coincidiu com a data de anúncio de um plano para situações de crise e um pacote de investimentos na rede elétrica paulistana.

Menos de duas semanas antes disso, bairros de Guarulhos e de São Paulo já haviam ficado horas sem luz. Neste caso, o motivo foi o desligamento de equipamentos de uma subestação de energia em Guarulhos, que gerou uma reação em cadeia.

Em novembro do ano passado, a cidade de São Paulo teve casos de apagões causados por um recorde na demanda de energia, segundo o ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico). O aumento de consumo foi causado por uma onda de calor que atingia a capital naquela ocasião, fazendo aumentar principalmente o uso de ar condicionado.

Ainda não está claro qual foi o motivo para as interrupções desta quinta (26). A capital registrou o dia mais quente do ano pela terceira vez seguida.

O plano de emergência foi apresentado após um pedido do governo federal após os apagões de 2023 —quando a capital paulista sofreu com sucessivas interrupções no fornecimento de energia elétrica.

O protocolo para situações emergenciais inclui, principalmente, a poda preventiva de árvores antes de períodos muito chuvosos, como o verão. Até o fim deste ano, anunciou a concessionária, serão realizadas 600 mil podas na capital paulista.

Outra novidade é o aumento da frota de geradores da empresa, para 900 —antes eram cerca de 400, usados em casos de falta de energia.

Redação / Folhapress

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTICIAS RELACIONADAS