HC da Unicamp está entre os melhores hospitais do mundo em endocrinologia e pediatria conforme ranking de revista dos EUA

O Hospital das Clínicas da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) está entre os seis hospitais estaduais de São Paulo listados como os melhores do mundo de 2025

Estado de São Paulo tem seis dos melhores hospitais do mundo; pesquisa avalia tratamentos realizados em pacientes

O Hospital das Clínicas da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) está entre os seis hospitais estaduais de São Paulo listados como os melhores do mundo de 2025, conforme ranking World’s Best Specialized Hospitals 2025, publicado pela revista americana Newsweek, em parceria com a plataforma de dados Statista.

A classificação tem como base os serviços de hospitais líderes em mais de 20 países e considera uma pesquisa entre profissionais médicos, certificações e os resultados dos tratamentos realizados nos pacientes, incluindo a prestação de cuidados, a rapidez no atendimento, a experiência e segurança do paciente, a tecnologia da informação e saúde digital, e a atratividade como empregador.

Ligados à Secretaria de Estado da Saúde (SES), o HC da Unicamp, o Hospital São Paulo, que são contemplados com a tabela SUS Paulista, além do Hospital das Clínicas (HC) da Capital paulista, o Instituto do Coração (InCor), o Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (Icesp) e o Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia estão entre as instituições mais relevantes.

A lista elencou os centros especializados em saúde nas principais metrópoles do mundo em 12 áreas, e os melhores em Cardiologia, Cirurgia Cardíaca, Oncologia, Endocrinologia, Neurologia, Neurocirurgia, Ortopedia, Gastroenterologia, Pneumologia e Pediatria foram avaliados.

O HC da Unicamp se destacou nas especialidades de endocrinologia (97º) e pediatria (151º). A unidade é contemplada pela Tabela SUS Paulista, modelo que remunera em até cinco vezes as instituições filantrópicas e Santas Casas. Em seis meses, o Governo de SP já repassou cerca de R$ 51 milhões para a instituição, beneficiando mais de 6 milhões de pessoas na região.

O principal destaque fica com o Hospital das Clínicas (HC) de São Paulo. Com oito décadas de existência, a instituição está entre as melhores em quatro especialidades. No ranking, ocupa o 32º lugar global em neurologia, o 93º em neurocirurgia e o 125º em gastroenterologia. Em ortopedia, o HC subiu sete posições em relação a 2024 e alcançou o 64º lugar.

O Instituto do Coração (InCor) ficou em evidência, sendo o primeiro colocado entre os hospitais da América Latina nas especialidades de cardiologia e cirurgia cardíaca. Em âmbito global, conquistou a 18ª posição em cardiologia, subindo três posições, e a 37ª em cirurgia cardíaca, crescendo seis posições no ranking em relação a 2024. O Instituto realiza mensalmente cerca de 20 mil consultas ambulatoriais e atende, em média, 2 mil pacientes na sua Unidade de Emergência Referenciada, sendo 85% desses atendimentos via Sistema Único de Saúde (SUS).

O Instituto do Câncer do Estado de São Paulo Octavio Frias de Oliveira (Icesp) se destacou como o único hospital público brasileiro no ranking de oncologia, ficando em 189º lugar.

O Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia subiu 15 posições em cardiologia, conquistando o 49º lugar, e 12 posições em cirurgia cardíaca, agora no 82º lugar.

O Hospital São Paulo também aparece na lista, ocupando o 115º lugar em pediatria. De janeiro a julho, a instituição foi contemplada pela Tabela SUS Paulista com mais de R$77 milhões.

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS