Objetivo é convidar a população para refletir sobre os riscos de dirigir após o consumo de bebida alcóolica.
Equipes do serviço de fiscalização de trânsito da Emdec (Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas) realizam na tarde deste sábado, 28, uma blitze em bares das regiões do Cambuí, Vila Nova, Bonfim e Jardim Guanabara.
Serão sugeridos aos frequentadores dos estabelecimentos, principalmente aos motoristas, testes com o “bafômetro”, ou seja, o etilômetro passivo, que detecta se a pessoa fez uso de álcool sem a necessidade de assoprar o equipamento. O alvo será o público jovem.
A ação é parte da Semana da Mobilidade Urbana. Segundo a Prefeitura de Campinas, caso o grau de alcoolemia seja identificado, o usuário é orientado a utilizar meios coletivos de deslocamento, tais como carona e transporte público; táxi ou transporte por aplicativo.
A abordagem tem papel educativo e não gera qualquer penalidade ao participante.
Os educadores da Emdec também irão transmitir orientações sobre segurança no trânsito, enfatizando os dados de sinistros (acidentes) envolvendo o álcool como fator de risco.
Como forma de chamar a atenção para o tema de forma descontraída, serão entregues adesivos com mensagens como “Não bebi, te levo para casa”, “Não avance o sinal vermelho” e “Autuado por amar demais”. Os materiais já foram distribuídos em blocos carnavalescos no início do ano e chamaram a atenção dos foliões
Em 2023, o álcool esteve presente em 47 (32%) dos 149 acidentes com vitima fatal ocorridos em Campinas. Dados preliminares computados até agosto de 2024 apontam que dos 31 sinistros fatais que tiveram os fatores de risco analisados, nove (29%) envolviam a combinação de álcool e direção.
Entre janeiro e agosto, 113 pessoas perderam a vida no trânsito de Campinas, sendo 49 em vias urbanas, 58 em rodovias e seis em locais ainda não identificados.